Investimentos de R$ 25 Milhões do Governo serão aplicados em veículos elétricos e devem aquecer a indústria automotiva em MG
O governo de Minas Gerais/MG anunciou nesta sexta-feira que assinou protocolo de intenção com a Bravo Motor para fábrica de veículos elétricos e packs de baterias na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, com investimento previsto de R$ 25 bilhões.
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O governo de Minas afirmou em comunicado, que, novas fases de investimento do governo e da Bravo estão previstas para outras regiões de MG, com produção de baterias de lítio para veículos elétricos.
Bravo Motor pretende abrir três fábricas para produção de veículos elétricos no Brasil
Segundo o presidente da Bravo Motor no Brasil, Eduardo Javier Muñoz, a estratégia inicial era abrir três fábricas no Brasil, uma em Minas, outra no Sul e outra no Norte, mas decidiu depois que deveria se concentrar no Estado mineiro.
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A estimativa é de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias em MG, comece a ser implantada em junho de 2021 e inicie a operação em 2023. A produção estimada para 2024 é de 22.790 unidades de veículos e 43.750 de unidades de packs de baterias. O investimento do governo de MG e da Bravo Motor deve ser realizado até o fim de 2029. Também foi assinado protocolo de cooperação entre a Bravo e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), para apoio às ações.
O gerente de investimento da Apex, Roberto Escoto, destacou a importância do trabalho em conjunto para atrair bons investimentos ao estado.
“O Indi tem uma equipe extremamente profissional e proativa, e nós temos trabalhado em parceria intensamente. Minas tem sido uma referência para os outros estados. A Apex entende que a atração de investimentos estrangeiros é muito mais efetiva quando temos este nível de integração que nós atingimos com o estado de Minas Gerais. Não há dúvida que este investimento é inovador, vai gerar uma grande quantidade de empregos qualificados e transferir tecnologia para todo o país”, afirmou.
A empresa ArqBravo Group começou a operar em 2008 na Argentina. Em 2019, criou uma comunidade de energia para produção de baterias, tetos solares e veículos, na Califórnia. No Brasil, tem projetos de mobilidade elétrica no Pará, com frota de 1,1 mil veículos elétricos em Belém.