Home > Sem categoria

Shell faz descoberta no pré-sal na Bacia de Santos

Paulo Nogueira
por
-
22-11-2019 12:32:52
em Sem categoria
Shell faz descoberta no pré-sal na Bacia de Santos shell, engenheiro, petróleo, rio de janeiro

Descoberta é no Pré-sal da bacia de Santos no bloco Alto de Cabo Frio Oeste, cuja perfuração foi iniciada com a sonda Brava Star, da Constellation

A Shell encontrou indícios de hidrocarbonetos no bloco de Alto de Cabo Frio Oeste, no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta se deu pelo poço 1-SHEL-31-RJS, cuja perfuração foi iniciada há pouco mais de um mês, com a sonda Brava Star, da Constellation, em lâmina d’água de 1,720 mil m. Colombiana Ecopetrol compra 30% de Gato do Mato da Shell no pré-sal.

Em setembro deste ano a petroleira recebeu licença para a perfuração de até três poços exploratórios no bloco Alto de Cabo Frio Oeste. O prazo para conclusão de sua primeira fase exploratória expira em janeiro de 2025.

Na ocasião, o consórcio formado pela anglo-holandesa (55%), a chinesa CNOOC (20%) e a QPI Brasil (25%), do Catar venceu o leilão para a área apresentando uma oferta de 22,87% em excedente em óleo para a União, percentual mínimo estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no edital da concorrência. O grupo também desembolsou R$ 350 milhões em bônus de assinatura pelo bloco.

Incluindo a descoberta da Shell, chegam a 13 o número de poços pelos quais se encontraram indícios de petróleo e/ou gás natural no país em 2019.

Na lista estão descobertas em outras duas áreas de partilha da produção: Peroba, operada pela Petrobras, e Norte de Carcará (Equinor).

Além do bloco Alto de Cabo Frio Oeste,  na Bacia de Santos a Shell também arrematou outros blocos como operadora em rodadas de partilha: Sul do Gato do Mato, onde já perfurou um poço, e Saturno, onde deve iniciar uma campanha em 2020.

Expectativas

As expectativas da empresa para o Brasil são as positivas. Em conferência com analistas em 31 de janeiro deste ano, o CEO da Shell, Ben van Beurden, afirmou que está disposto a assumir mais riscos no país.

“O Brasil está entre os três principais países mais importantes para nós em termos de valor e fluxo de caixa. Estamos extremamente felizes com nossa posição”, disse Beurden.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.