GM pretende extrair lítio por conta própria e utilizar nas baterias dos seus carros elétricos

Valdemar Medeiros
por
-
08-07-2021 12:25:27
em Logística e Transporte
GM - general motors - carros elétricos - baterias Bateria da GM a base de Lítio – créditos: Insideevs

A General Motors (GM) será a primeira montadora a se envolver de forma direta com a extração de lítio para baterias de carros elétricos

A mais recente ação sustentável da GM é uma parceria com a empresa Controlled Thermal Resources (CTR) que tem como objetivo a extração de lítio de baixo custo, que será utilizado nas baterias de seus carros elétricos. Sendo assim, a GM fará um investimento milionário para fazer parte de um projeto de mineração lançado pela CTR conhecido como Hell’s Kitchen Lithium Power.

Leia também

Empresas focam na extração de lítio para baterias de carros elétricos

O plano da CTR deve obter licenças para dar início às operações até o final de 2022. Segundo Rod Colwell, presidente-executivo da CTR, a estimativa é que até 2024 o projeto em parceria com a GM poderá ter rendido cerca de 60.000 toneladas de lítio, o suficiente para baterias de aproximadamente 6 milhões de carros elétricos.

Sendo assim, a GM se tornaria a primeira montadora a desenvolver sua própria fonte de lítio, que é essencial para as baterias dos veículos sustentáveis. Embora outras montadoras como a BYD e a Great Wall tenham investido em empresas de mineração, a GM é a primeira a se envolver de forma direta na extração.

Essa ideia poderá servir como um modelo para outras empresas, tendo em vista que a consultoria Benchmark Mineral Intelligence estima que a demanda de lítio cresça cerca de 20% nos próximos quatro anos. O anúncio da parceria para as baterias de carros elétricos vem duas semanas após a GM elevar seu orçamento de eletrificação para US$ 35 bilhões.

Como funcionará a extração de lítio para baterias de carros elétricos?

A CTR e GM informam que o lítio será produzido através de um processo de extração direta em um circuito fechado devido ao seu menor impacto ao meio ambiente, zero produção de resíduos e também uma menor emissão de gás carbônico em relação aos processos comuns, como lagoas de evaporação ou poço de extração.

O processo geotérmico utilizado envolve a extração de uma solução salina superaquecida e rica em lítio, de onde o metal é extraído. Após o primeiro procedimento, a solução é reinjetada no solo, fazendo do processo algo mais sustentável.

Conheça a GM – General Motors

A General Motors Corporation é uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos. A empresa possui diversas marcas em seu portfólio, como a Buick, Cadillac, Pontiac, e a mais conhecida no Brasil, Chevrolet. A empresa é uma das maiores montadoras do mundo e gera empregos para 252 mil trabalhadores.

A montadora foi líder de vendas por 77 anos consecutivos, ganhando a liderança em 1931 e perdendo apenas em 2007. Fabricando cerca de 8 milhões de veículos em 34 países, a gigante vende seus automóveis para 140 países.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.