Fábrica da Troller, no estado do Ceará, está em processo final para ser vendida

Roberta Souza
por
-
09-08-2021 17:31:59
em Economia, Negócios e Política
Fábrica – Troller – Ceará Fábrica da Troller/ Fonte: Autoesporte

Com as negociações avançadas entre a Ford e os possíveis investidores, a venda da fábrica da Troller no Ceará tem tudo para se concretizar em breve

Segundo o site Diário do Nordeste, as negociações entre a Ford e possíveis investidores estão avançadas. Com isso, a venda da fábrica da Troller em Horizonte, no estado do Ceará, deverá ser concretizada em breve. As informações apuradas pelo site apontam que os principais pontos do acordo já chegaram a um consenso entre as partes envolvidas na negociação, que estaria, aliás, em sua reta final. Confira ainda esta notícia: Após interromper produção de veículos e largar o país, Ford Motor vai vender fábrica da Troller esse mês e 470 funcionários podem ficar desempregados no Ceará

A venda da fábrica da Troller pela Ford

O site revela que, na atual fase do processo, a montadora executa uma criteriosa análise jurídica junto da matriz norte-americana. Caso esteja tudo certo nas tratativas, a venda da fábrica no estado do Ceará, finalmente deverá ser efetivada, o que certamente acabará com a tensão entre os colaboradores que aguardam um desfecho para a fábrica cearense.

Cabe ainda ressaltar que o complexo fabril da Troller em Horizonte, no Ceará, será operado pela Ford até o final deste ano, em dezembro. E para seguir com sua linha de montagem a todo vapor e o emprego de 470 pessoas, a fábrica precisa de um comprador o quanto antes.

Sobre os interessados na compra da fábrica Troller há diversas informações, que apontam desde dois investidores nacionais de fora do setor automobilístico, até a informação do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho no Ceará, em junho passado, que confirmava também dois investidores, mas que um deles seria de uma empresa de engenharia automotiva, cuja sede fica em São Paulo.

Expectativas com a venda da unidade, no estado do Ceará

A expectativa do governo do Ceará é que os futuros donos da fábrica da Troller também façam investimentos em tecnologia, principalmente para que os jeeps tenham seu consumo energético reduzido. Atualmente, a linha T4 vem equipada com o mesmo motor da Ford Ranger, um cinco cilindro 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm de torque.

Por fim, espera-se também uma diversificação da gama da marca off-road com investimento nas chamadas matrizes energéticas limpas, ou seja, veículos elétricos ou até movidos a hidrogênio.

Confira também: Fábrica da Troller pode ser transferida para o Porto do Pecém, devido à produção de grafeno

Já estão em níveis avançados as negociações para a venda da Troller e o potencial comprador já pensa em trazer as operações para o Ceará. Mas, para que isso aconteça, será necessário a transferência da fábrica da Troller para o Porto do Pecém, por conta do grafeno.

A possível receptora da fábrica da Troller é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que, atualmente, fica em Horizonte. O motivo é que o grupo que está interessado na Troller está ligado à produção de pás de energia eólica. O interesse no ZPE ocorre por conta da facilidade para a instalação de uma linha de produção de grafeno, que é extraído a partir da grafita, encontrado no Maciço de Baturité, na região de Aracoiaba. O grafeno seria produzido na mesma fábrica da Troller, no Porto do Pecém, para a aplicação em torres de aerogeradores, que sustentam as pás eólicas.

Os executivos da empresa interessada na montadora se reuniram com as autoridades do Ceará para analisar a possibilidade da transferência da Troller para o Porto de Pecém, o que iria centralizar a operação de grafeno e produção de veículos.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe