Engenharia x Técnico: Qual delas eu devo fazer primeiro?

 Para conseguir trabalho nesta área, devo fazer engenharia ou técnico primeiro? Saiba o método infalível para ter sucesso profissional.

O número de pessoas que procuram a gente perguntando qual curso fazer para iniciar suas carreiras, sobre tudo no segmento de óleo e gás é impressionante. Muitos ainda têm pouca informações do setor ou são apenas simpatizantes. Hoje quero falar um pouco sobre um questão muito recorrente: “Para conseguir trabalho nesta área, devo fazer engenharia ou técnico primeiro?”. Lembrando que este pequeno texto é baseado em experiências próprias, não sou Coach ou guru deste segmento.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que todas as profissão são importantes. Independente do grau de estudo e remuneração, é necessário haver um equilíbrio entre cargos ocupados em uma empresa ou no segmento ligado a ela. Afinal, se você têm formação profissional, é porque provavelmente não quer limpar boeiros, mas sem ele, nossas ruas seriam sujas e fedidas. Então não importa o grau de humildade ou de estudo de um trabalhador, ele é importante DIRETAMENTE para todos!

O ensino técnico tem a função de formar pessoas para um determinado segmento da indústria em pouco tempo, geralmente de 1 à 2 anos,  especializa-lo para atividades operacionais. Costuma-se abrir mais oportunidades para quem tem este grau de instrução.
Agora o superior em engenharia, dependendo da área, é necessário estudar mais de 5 anos e como geralmente ele é requisitado para cargos gerenciais e de liderança( geralmente ele é responsável pelos técnicos), seus salários são superiores se consideramos que estão na mesma empresa. O problema é que não há tantas vagas e geralmente os processos seletivos são bem concorridos.

Nosso conselho é: Se você é jovem, tem disponibilidade de tempo e não tem um ” passarinho para dar alpiste”, FAÇA os dois! Comece pelo técnico para conseguir colocação um pouco mais rápido. Já estabelecido na empresa, comece a fazer a faculdade de engenharia, pesquise sobre o plano de cargo e salários da mesma. Seja prestativo, pró-ativo e tenha um bom relacionamento com todos, faça-se ser notado que garantimos seus sucesso.

Além disso, é necessário considerar as flutuações do mercado, tendo as duas formações, o seu leque de possibilidades é maximizado de forma jamais vista! Polivalência é o segredo. O foco desta página é o mercado de petróleo e gás, por isso indicamos o artigo de “Deseja trabalhar embarcado no setor de petróleo e gás? Saiba o passo a passo definitivo
, confiram ai, vale a pena.



Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.