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Empresa da Finlândia desenvolveu uma tecnologia capaz de reduzir em até 75% as emissões de metano geradas por motores marítimos bicombustíveis

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/04/2025 às 19:22
motores marítimos
Foto: Reprodução

Uma empresa finlandesa deu um passo importante rumo à descarbonização do transporte marítimo. A nova tecnologia permite reduzir em até 75% as emissões de metano em motores bicombustíveis usados em embarcações. A iniciativa pode ajudar o setor naval a cumprir metas ambientais mais rigorosas e tornar a navegação internacional significativamente mais limpa e eficiente.

Uma inovação tecnológica desenvolvida pela empresa finlandesa Wärtsilä promete transformar a eficiência e sustentabilidade dos motores marítimos. A novidade é capaz de reduzir em até 75% as emissões de metano dos motores marítimos bicombustíveis que operam com gás natural liquefeito (GNL).

Conversão inteligente e eficiente

A principal mudança envolve a conversão de motores de combustível duplo (DF) para o modo de combustão de gás com centelha, conhecido como Spark Gas (SG).

Essa adaptação é possível em motores Wärtsilä 50DF já existentes. A nova configuração permite uma queima mais completa do gás, o que diminui significativamente a liberação de metano na atmosfera.

A conversão depende da instalação de uma válvula de pré-câmara de combustão controlada eletronicamente.

Esse componente é responsável por otimizar o processo de combustão, tornando-o mais limpo e eficiente.

A modificação, segundo a Wärtsilä, pode ser aplicada a um ou dois motores por embarcação, mantendo a estrutura principal do sistema original.

Resultados em testes reais

A tecnologia já foi testada e aplicada em navios da Chevron Shipping Company. A empresa começou a converter seis embarcações transportadoras de GNL, atualizando um motor por navio.

Os resultados demonstram não somente a viabilidade técnica da adaptação, mas também os benefícios práticos, tanto em economia quanto em impacto ambiental.

Redução real nas emissões de metano

O metano é um gás de efeito estufa extremamente potente, com capacidade de aquecimento global mais de 80 vezes superior ao dióxido de carbono em um período de 20 anos.

A nova solução reduz as emissões de metano em até 1,1% do combustível utilizado, segundo dados da Organização Marítima Internacional (IMO), com base em ciclos ponderados.

Esse avanço é significativo diante da necessidade urgente de reduzir os impactos ambientais da navegação marítima, uma das responsáveis pelas emissões globais no setor de transporte.

Economia e sustentabilidade combinadas

Além do ganho ambiental, a conversão para Spark Gas oferece economia direta de combustível. Os motores adaptados consomem até 4,6% menos gás natural liquefeito, contribuindo para a redução de custos operacionais e uso mais eficiente de recursos fósseis.

A solução é compatível com embarcações que utilizam propulsão diesel-elétrica — um padrão comum em navios transportadores de GNL.

Isso amplia a possibilidade de adoção global da tecnologia, sem exigir substituições estruturais nos sistemas de propulsão já existentes.

A nova abordagem da Wärtsilä representa um avanço importante rumo a uma indústria marítima mais sustentável. Ao oferecer uma tecnologia que melhora o desempenho ambiental sem exigir mudanças radicais na frota atual, a empresa facilita a transição energética no setor naval.

Com isso, a redução nas emissões de metano deixa de ser apenas uma meta distante e se torna uma realidade acessível e comprovada, já adotada por grandes operadores do setor.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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