Empresa consegue desenvolver o primeiro aço 100% ecológico do mundo sem utilizar nenhum tipo de combustível fóssil durante a produção

Aço - combustível - combustível fóssil - aço ecológico - aço renovável Aço ecológico sendo demonstrado – créditos: Hybrit

O aço é um dos materiais que mais poluem em sua produção, e foi pensando nisso que a Hybrit conseguiu desenvolver um aço ecológico que não utiliza carvão ou qualquer outro combustível fóssil em sua cadeia de produção

A Hybrit, uma empresa da Suécia, afirma ter desenvolvido um aço 100% ecológico, ou seja, que em sua fabricação não necessita utilizar nenhum combustível fóssil. O projeto está em desenvolvimento há cinco anos e a produção do novo aço ecológico utiliza principalmente o hidrogênio. A produção em massa do aço deverá ter início nos próximos anos, quando a demanda pelo aço ecológico estiver estabelecida.

Leia outras notícias relacionadas

Montadora Volvo já se interessa pelo aço ecológico

O projeto da empresa é tão promissor que já possui um cliente em potencial interessado com direito a primeira entrega. A interessada no aço que não utiliza combustíveis fósseis é a Volvo, fabricante de carros e caminhões, também da Suécia, que encomendou uma remessa do material para a fabricação de seus automóveis.

A empresa afirma que a produção do aço ecológico será entregue nos próximos anos porque a demanda atual é grande e a fabricação ainda não é suficiente para suprir tal necessidade, isso porque o sistema que utiliza hidrogênio no lugar do combustível ainda não está em alto desenvolvimento.

Entenda como o aço ecológico é produzido sem o uso de combustível fóssil

O aço tradicional é criado por meio da combinação do minério de ferro, carvão e cal. Apesar de se tratar de um processo difícil e complexo, o resultado é ótimo, um metal que possui diversas vantagens como durabilidade, resistência, maleabilidade e condutividade térmica.

Esses mesmo benefícios foram mantidos no aço ecológico da Hybrit, que não utiliza o combustível fóssil. O processo exato para que seja produzido o aço ecológico não foi divulgado pela empresa, por motivos de segurança corporativa, porém o que se sabe é que as etapas não contam com o uso do carvão, cal ou qualquer material ou combustível de origem fóssil.

Segundo um comunicado divulgado no site da empresa que criou o projeto, o aço ecológico foi feito a partir da redução de hidrogênio 100% sustentável, que pode ter sido misturado com algum metal para a criação da liga. Os resultados dos testes da empresa Sueca foram animadores e mostraram que a produção do aço ecológico é viável para o futuro.

A importância do material criado pela empresa Sueca

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o setor produtivo de ferro e aço emite, por ano, cerca de 2,6 giga toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. É por isso que a criação foi bastante comemorada pelo setor, principalmente por aqueles que desenvolveram o projeto.

A criação desse material sustentável é um pequeno passo rumo à criação de outros materiais que não gerem danos ao meio ambiente. O objetivo da Hybrit e da estatal sueca Volvo, que está ligada ao projeto, é apresentar ao mercado o material e colocá-lo para a produção em massa até o início de 2026. Até lá, a empresa projeta estar fabricando cerca de 5 milhões de toneladas de aço ecológico por ano, um número pequeno se comparado à demanda pelo material, porém é um passo importante para um mundo mais limpo e sustentável.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe