Irã apreende navio petroleiro sul-coreano

Paulo Nogueira
por
-
04-01-2021 16:42:21
em Economia, Negócios e Política
Navio sul coreano Irã Islâmico Hancock Kemi Coréia do Sul navio Hancock Kemi da Coréia do Sul

O navio Hancock Kemi da Coréia do Sul foi interceptado por autoridades islâmicas sob acusação de estar poluindo o Golfo Pérsico

O Irã deteve um petroleiro sul-coreano que deixou a Arábia Saudita no Golfo Pérsico. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do país alegou que o navio foi interceptado sob a acusação de poluir o Golfo Pérsico com sprays químicos. O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Sul não comentou imediatamente sobre a apreensão.

A filial naval do IRGC disse em um comunicado na segunda-feira que o navio foi interceptado a pedido do Departamento de Portos e Mar da Província de Hormozgan e por instruções do procurador provincial. O comunicado acrescentou que um navio chamado Hancock Kemi da Coréia do Sul deixou o porto de Jubail, na Arábia Saudita. O navio estava poluindo as águas do Golfo Pérsico com produtos químicos.

Outras notícias sobre navios

O IRGC disse em um comunicado que tripulações da Coreia do Sul, Indonésia, Vietnã e Mianmar estavam a bordo e todas elas foram detidas. Ele está atualmente detido no porto iraniano de Abbas. O assunto foi entregue ao judiciário iraniano para uma investigação mais aprofundada.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul deve visitar Teerã em alguns dias. O incidente ocorreu antes da apreensão do petroleiro.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe