1. Início
  2. / Construção
  3. / Como a construção da estrada MAIS longa do mundo conectou 147 países e movimentou 15 trilhões em comércio
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 3 comentários

Como a construção da estrada MAIS longa do mundo conectou 147 países e movimentou 15 trilhões em comércio

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 18/12/2024 às 00:43
Como a construção da estrada MAIS longa do mundo conectou 147 países e movimentou 15 trilhões em comércio
A estrada mais longa do mundo conecta a África à Ásia em um trajeto de 12 mil quilômetros, integrando 147 países por meio de uma rede de infraestrutura moderna. Essa construção monumental já movimentou 19 trilhões de dólares em mercadorias, redefinindo o comércio global.

A construção bilionária que uniu África e Ásia em uma rota de 12 mil km, envolvendo 147 países, gerou 19 trilhões de dólares em mercadorias e transformou o comércio global.

Você já imaginou uma estrada tão longa que conecta continentes inteiros, facilitando o comércio entre países de culturas completamente diferentes? Essa é a proposta da construção da ‘estrada mais longa do mundo’, uma das maiores construções já realizadas pela humanidade, conectando África e Ásia através da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), liderada pela China. E o impacto? Mais de 15 bilhões de libras movimentados em comércio anual.

A ICR não é apenas uma obra de engenharia. É uma estratégia ambiciosa que redesenha o mapa econômico global, promovendo a integração de mercados e ampliando o alcance das exportações. Vamos explorar como essa construção está transformando o comércio e o futuro de vários países.

O que é a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR)?

Com um investimento total de 1 trilhão de dólares, a estrada faz parte da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), idealizada pela China para impulsionar o comércio internacional. O projeto inclui portos, ferrovias e rodovias estratégicas que atravessam continentes, conectando dois terços da população mundial e abrangendo 40% do PIB global.
Com um investimento total de 1 trilhão de dólares, a estrada faz parte da Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR), idealizada pela China para impulsionar o comércio internacional. O projeto inclui portos, ferrovias e rodovias estratégicas que atravessam continentes, conectando dois terços da população mundial e abrangendo 40% do PIB global.

A Iniciativa do Cinturão e Rota, também conhecida como Nova Rota da Seda, foi lançada pela China em 2013. O objetivo? Criar uma rede de infraestrutura que conecte o Leste Asiático à Europa, além de integrar países na África, América Latina e Oceania.

O projeto começou com o desenvolvimento de ferrovias, rodovias e oleodutos estratégicos, criando uma rota comercial eficiente entre os países participantes. Com investimentos de mais de 1 trilhão de dólares, a ICR se tornou a maior iniciativa de infraestrutura já realizada, envolvendo cerca de 147 nações.

A ideia inicial era simples: criar um corredor comercial entre a Ásia e a Europa. Contudo, a visão expandiu-se rapidamente, incluindo países africanos e asiáticos ao longo do caminho. Portos no Oceano Índico e redes ferroviárias na África transformaram-se em pilares fundamentais para o sucesso da iniciativa.

A expansão da construção: África e Ásia na mesma rota

Conectar dois continentes tão distintos não é tarefa fácil. Mas a China provou que é possível transformar essa ideia em realidade.

Essa estrada não apenas transporta mercadorias, mas também conecta culturas e economias. Países africanos, que antes dependiam de comércio local, agora têm acesso direto a mercados asiáticos, ampliando suas oportunidades de exportação.

Portos modernizados, rodovias de última geração e redes ferroviárias são apenas algumas das construções que integram o projeto. Esses investimentos aumentam a capacidade de transporte, reduzem custos logísticos e impulsionam o comércio em uma escala global.

Benefícios econômicos e geopolíticos para a China e o mundo

Os números impressionam. Em apenas uma década, cerca de 19,1 trilhões de dólares em mercadorias foram comercializados entre a China e os países participantes da ICR.

A ‘estrada mais longa do mundo’ tornou o comércio mais rápido e eficiente. Produtos que antes demoravam semanas para chegar ao destino agora são entregues em poucos dias, beneficiando tanto exportadores quanto consumidores.

Além de fortalecer laços comerciais, a construção abriu caminho para que a China garantisse acesso a recursos como petróleo, gás e minerais em regiões estratégicas, solidificando sua posição como uma potência global.

Os desafios por trás de uma construção de proporções épicas

Desmatamento, deslocamento de comunidades e degradação ambiental estão entre os principais problemas associados ao projeto. Esses impactos levantam debates sobre a sustentabilidade da iniciativa.

Embora muitos países tenham se beneficiado, outros enfrentam dificuldades para pagar os empréstimos concedidos pela China, gerando preocupações sobre a dependência econômica e a soberania nacional.

A ‘estrada mais longa do mundo’ é um símbolo de integração global e transformação econômica. Ao conectar África e Ásia, a iniciativa cria novas possibilidades para o comércio, a cultura e o desenvolvimento.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
14 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Luiza santos
Luiza santos
18/12/2024 08:22

Super interessante esta reportagem. Me considero uma oessoa bem informada e nunca tinha visto nada sobre esta obra faraônica. A China mais uma.vez surpreende o mundo.

José Oliveira
José Oliveira
18/12/2024 14:26

É a China tomando a iniciativa de facilitar o escoamento de seus produtos industrializados e o recebimento de matérias primas para sua produção ou consumo interno.
São os chineses sempre nos surpreendendo com suas inovações!

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x