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China vende milhões de carros elétricos para o mundo — mas o carro elétrico mais vendido da China não é chinês

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 19/01/2025 às 15:04
Atualizado em 20/01/2025 às 16:49
carros elétricos, china
Foto: Reprodução

A China domina o mercado global de carros elétricos, mas o modelo mais vendido no país surpreende: ele não é chinês. Descubra qual carro está conquistando os chineses.

Em 2024, a China continuou sua impressionante expansão no mercado global de carros elétricos, exportando cerca de 1,28 milhão de unidades para diversos países ao redor do mundo.

Esse número representa um crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior, consolidando ainda mais o país como o maior exportador de carros elétricos do planeta.

Com uma combinação de tecnologia avançada, preços competitivos e forte capacidade de produção, as montadoras chinesas vêm conquistando mercados na Europa, América Latina e até mesmo nos Estados Unidos, onde a concorrência é acirrada.

A China, epicentro global da revolução dos carros elétricos, viu um recorde em 2024. Mais de 31 milhões de carros foram vendidos no país, com uma grande fatia desses sendo modelos de carros elétricos.

O carro elétrico mais vendido da China não é chinês

O destaque, porém, ficou por conta de um veículo que, curiosamente, não é chinês. O Tesla Model Y dominou as vendas, superando concorrente locais que crescem rapidamente.

De janeiro a dezembro de 2024, a Tesla comercializou 480.309 unidades do Model Y na China. Esse número representa um crescimento de 5,24% em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 456.394 unidades.

O resultado chama atenção, principalmente porque, em outras regiões do mundo, o modelo perdeu espaço no mercado devido à espera pela sua atualização, conhecida como projeto Juniper, já lançada este ano.

Concorrência local e desafios futuros

Enquanto o Model Y segue como líder na China, em países como Noruega e Islândia, as vendas caíram significativamente.

Na Noruega, a queda foi de 27%, enquanto em Islândia, o recuo chegou a 87%. Luxemburgo também viu um declínio de 31%.

O motivo para essa perda de interesse está na falta de inovações significativas desde seu lançamento em 2019, fazendo com que o modelo perdesse fôlego frente à concorrência mais moderna.

Apesar da queda global, a Tesla segue firme no topo das vendas mundiais. Por pouco, a chinesa BYD não ultrapassou a marca americana em volume de vendas globais.

A diferença foi de apenas algumas dezenas de milhares de unidades. Em dezembro de 2024, a Tesla alcançou um de seus melhores meses, vendendo 61.881 unidades do Model Y, o que representou o terceiro maior registro de sua história na China, ficando atrás apenas de novembro de 2022, com 69.098 unidades, e agosto do mesmo ano, com 62.169 unidades.

A nova versão do carro elétrico Model Y pode ajudar a Tesla a manter sua liderança em 2025. O lançamento do modelo atualizado na China gerou grande entusiasmo, acumulando mais de 50.000 reservas nas primeiras 24 horas. Isso ocorreu mesmo com um leve aumento nos preços em comparação com a versão anterior.

No entanto, as mudanças mecânicas foram menores do que o esperado, o que levanta dúvidas sobre a capacidade de manter o interesse do consumidor em longo prazo.

A concorrência local está cada vez mais agressiva. Marcas chinesas como NIO, XPeng e BYD estão investindo pesado em novas tecnologias, design inovador e preços competitivos. Esses avanços colocam pressão sobre a Tesla, que precisa se reinventar constantemente para não perder espaço em um mercado tão dinâmico.

Gigafactory de Xangai

Em termos de produção de carros elétricos, a Gigafactory de Xangai tem sido fundamental para o sucesso do Model Y na China.

A unidade fabrica carros elétricos para o mercado interno e para exportação, consolidando a China como um polo estratégico para a Tesla.

A eficiência da produção e a proximidade com fornecedores locais são fatores que ajudaram a empresa a manter sua competitividade no país.

Analistas do setor automotivo acreditam que o crescimento da Tesla na China continuará forte, mas que a empresa precisará inovar mais rapidamente para enfrentar as montadoras locais.

A introdução de modelos mais acessíveis ou com novas funcionalidades avançadas pode ser a chave para segurar a concorrência.

A próxima avaliação do mercado em 2025 dirá se o Model Y consegue manter sua posição de destaque na China e no mundo. O desafio é grande, mas a Tesla tem mostrado capacidade de adaptação frente às novas dinâmicas do setor automotivo.

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Gongo
Gongo
21/01/2025 05:10

São os melhores

Odair
Odair
21/01/2025 17:34

..

Última edição em 28 dias atrás por Odair
Marcelo Cândido
Marcelo Cândido
22/01/2025 13:40

A fábrica não é de ORIGEM chinesa, mas é localizada na China…
Falta deixar bem claro isso!

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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