Ceará receberá dois parques de energia solar da empresa britânica Lightsource que integra o Grupo BP

Valdemar Medeiros
por
-
22-01-2021 10:42:40
em Energia Renovável
Ceará - energia solar - Grupo BP

Painéis de energia solar

A companhia Lightsource que integra o grupo BP vai investir R$ 1,4 bilhão em dois parques de energia solar no Ceará

“Serão dois parques de energia solar nas regiões do Ceará, sendo uma implantada em Milagres com capacidade de 202 MW. A outra ficará no município de Icó, com potência de 265 MW”, destacou o secretário ao Focus. Ele informou que a primeira planta a ter operação iniciada é  de Milagres já em 2022.Representantes da empresa que integra o Grupo BP se reuniram com o titular da Sedet, Maia Júnior, para acertar os detalhes.

ANÚNCIO

Leia também

O governo do Ceará  assegura que as construções de novos parques de energia solar devem continuar, assim como as operações de reparo dos serviços de transmissão e geração. O anúncio veio em resposta a uma consulta feita pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) devido à pandemia da covid-19. Inclusive no dia 2 de abril, o Governo do Estado assinou um ofício junto à entidade se comprometendo a garantir que a cadeia produtiva do setor continue em operação.

Energia solar cresce 170% no Ceará apesar da pandemia e espera 2021 positivo

O número de unidades do Ceará geradoras da própria energia através da luz do sol mais que dobrou em 2020, comparado ao ano de 2019, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No ano passado, o estado registrou mais de 10 mil micro e mini unidades geradoras de energia solar, enquanto em 2019 essas unidades somavam 4,3 mil. O avanço foi de 130,8%.

De acordo com a Aneel, a potência instalada passou de 66,9 GigaWatts (GW) para 156,7 GW em um ano. A energia gerada em todo o ano passado foi utilizada por 12,7 mil imóveis, 136% a mais que em 2019 (5,4 mil).

A indústria de energia solar está radiante. Ela conseguiu bater recordes em 2020, enquanto alguns setores da economia tiveram dificuldades por causa da pandemia. A instalação de painéis solares cresceu 70% no ano passado, gerando 7,5 gigawatts –o que representa quase metade da hidrelétrica de Itaipu. 

Lightsource integra o Grupo BP e já atua em mais de 300 projetos no mercado renovável

A Lighsource que integra o Grupo BP atua em mais de 300 projetos de energia solar em seu portfólio. A ideia é fornecer até o ano de 2023 10 gigawatts (GW) globalmente.

A equipe da Lightsource BP é composta por 500 especialistas do setor, ativos em 13 países. No Brasil, possui aproximadamente 2 GW de projetos solares em diferentes estágios de desenvolvimento. Sediada em São Paulo, a empresa trabalha com empresas e comunidades para desenvolver projetos que geram energia limpa de forma sustentável e local.

Em 2018, a Lightsource foi vitoriosa no 6º Leilão Federal de Energia (A-4). Concorrendo com um contrato de consórcio com a Enerlife, a Lightsource BP recebeu a concessão dum contrato de compra de energia (PPA) de 20 anos para entregar mais de 200 MW de energia solar até janeiro de 2023.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.