Carros elétricos no Brasil: Governo do ES adquire 10 carros elétricos e moderniza a frota da PM na região

Valdemar Medeiros
por
-
25-05-2021 12:44:23
em Logística e Transporte
CArros elétricos - ES - Governo -PM Casagrande “acionou” o motor elétrico de um dos carros na solenidade de entrega dos modelos à Polícia Militar. Crédito: Hélio Filho/Secom

Avançando cada vez mais na transição dos carros elétricos, o governo do ES adquiriu 10 carros elétricos em um projeto de pesquisa para uso da PM e Casa Militar.

Nesta segunda-feira (24), O governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande (PSB), fez a entrega de 10 carros elétricos que foram adquiridos pelo governo, através do projeto de pesquisa “Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo (ES)”. O objetivo da pesquisa é realizar estudos sobre o setor, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas. Serão utilizados carros totalmente elétricos na fase inicial do projeto, e nove desses veículos serão de responsabilidade da PM, que usarão deles para compor a frota da Patrulha Escolar, e o restante ficará na Casa Militar para ser utilizado na comitiva do Governo.

Leia também

Governo do ES fala sobre o teste dos carros elétricos e a importância para o meio ambiente

Segundo Casagrande, o governo adquiriu os 10 carros elétricos e agora vai utilizá-los durante 30 meses. Apesar de serem veículos mais caros, eles possuem menor custo de manutenção, além de serem sustentáveis.

No final desses 30 meses, a pesquisa no ES apresentará dados sobre a eficiência do trabalho e cust- benefício dos carros. O estado foi o primeiro a colocar carros elétricos na PM e, de acordo com o Casagrande, foi escolhida a patrulha escolar, pois são viaturas que rodam longos trechos diários e podem dar, ao governo, dados precisos.

“Diversos países já estão pondo fim em veículos com motores a combustão, e o Espírito Santo (ES) não pode se atrasar” afirmou ele. De acordo com Tyago Hoffmann, secretário de Inovação e Desenvolvimento, além de reduzir as emissões, ter compromisso com o meio ambiente e aumento na qualidade de vida da população, o projeto também demonstra a capacidade inovadora e competitiva do ES, projetando a percepção do país na forte aposta na sustentabilidade dos carros elétricos.

ES se torna o primeiro estado brasileiro a conceder o uso de carros elétricos para PM

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, as viaturas, adquiridas pelo governo, que serão usadas na sua patrulha escolar, terão como objetivo rodar pelas escolas da rede pública, trazendo segurança aos professores e alunos e combatendo o tráfico de drogas.

Já de acordo com major Irio Doria Júnior, diretor de Gestão de Frota da PM, o serviço de Patrulha Escolar é cauteloso e não há muitas ocorrências a serem atendidas, sendo assim, a viatura ficará menos na delegacia.

Todas as manutenções dos carros elétricos serão realizadas pela concessionária no centro de manutenção de veículos elétricos. Além disso, a PM terá uma garantia de oito anos na bateria.

Projeto do governo do ES e os carros elétricos no Brasil

O projeto de pesquisa possui quatro subprojetos, que, em partes, proporcionam a infraestrutura básica para adquirir dados e, em outras partes, é realizada a coleta e o processamento de dados, que geram os indicadores para tomada de decisões, tanto para o governo, quanto para os demais participantes da sociedade.

O projeto possui um valor global de mais de R$ 4 milhões, que serão aplicados durante os 30 meses, sendo 1,5 milhão investidos pela EDP Smart na manutenção e instalação de 10 postos elétricos no estado, e outros R$ 2,5 milhões serão investidos na adequação e aquisição dos veículos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.