Petrobras passa 20% do Comperj e alguns campos de petróleo para os chineses

Petrobras comperj chineses
 

Além da refinaria, os chines também conseguem adquirir 20% da exploração em alguns campos de petróleo na Bacia de Campos

A Petrobras fecha um novo acordo com a chinesa CNODC( subsidiária da CNPC) e agora além de concluir as obras do Comperj, ela passará a ter 20% das operações do empreendimento e a Petrobras 80% através de uma joint venture. O acordo anterior era apenas para a conclusão da UPGN( Unidade de Processamento de Gás e segundo a assessoria da Petrobras, até 2019 serão criados cerca de  1300 empregos diretos.

Mas esta parceria vai além das atividades de refino. A Petrobras gerará mais uma joint venture com os orientais na modalidade de exploração e produção offshore, mas especificamente na Bacia de Campos, foram 4 campos que a CNODC conseguiu operações: Marlim, Voador, Marlim Sul e Marlim Leste, em todas estas a fatia será de 20% também.

Ivan Monteiro, da Petrobras “Com a assinatura do Acordo Integrado, avançamos significativamente na parceria estratégica com a chinesa CNPC para concluir a refinaria do Comperj e implementar um projeto consistente para revitalização do campo de Marlim.”

“O petróleo pesado produzido no cluster de Marlim tem características adequadas à refinaria do Comperj, projetada para processar este tipo de óleo, com alta conversão. Este é um passo importante no desenvolvimento da parceria estratégica entre as companhias. Sua efetiva implementação dependerá da conclusão dos estudos de viabilidade e, consequentemente, da decisão de investimento pelas partes no Comperj, bem como do sucesso das negociações dos acordos finais”, ressalta a estatal em comunicado a imprensa

Acontece que a CNPC tem expertise e poderá ter boa performance a revitalização destes campos, deixando a Petrobras com foco no pré-sal. Vale ressaltar que a Petrobras também fechou com a petroleira Murphy para exploração e produção em ativos no Golfo do México semana passada, confiram a matéria qui para mais detalhes, voltando gradualmente à aumentar seu portfólio de serviços para além e do Brasil.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior