BYD anunciou seu novo carro elétrico de baixo custo, que pode chegar ao Brasil custando apenas R$ 45 mil. O modelo não conta com grande desempenho, mas pode disponibilizar 300 km de autonomia.
Um dos obstáculos que impedem uma adoção e aceitação maior dos carros elétricos sem dúvida é seu preço elevado. Para se ter uma ideia, no Brasil, ter um carro elétrico 0 km na garagem significa desembolsar quase R$ 147 mil, uma quantia fora da realidade para grande parte da população. A BYD, empresa fabricante de veículos elétricos da China, busca mudar esta realidade lançando modelos de carros elétricos baratos, como é o caso do Seagull, que custa aproximadamente um terço deste valor.
Carro elétrico barato da BYD custa R$ 45,7 mil e pode chegar em breve no Brasil
O hatch compacto da montadora da China conta com 3,78 metros de comprimento, o mesmo que a primeira geração do Mercedes Classe A, 1,72 m de largura e 1,54 m de altura. Já a distância entre eixos é de 2,5 metros.
O diferencial do carro elétrico barato não é seu desempenho, o que, pelo seu valor, faz total sentido. Com preço inicial de RMB 60 mil, que em conversão direta custa cerca de R$ 45,7 mil, seu motor oferece 55 kW, o equivalente a 74 cavalos de potência. Seu peso é mais baixo, ficando na casa de 1 tonelada, o que deve compensar a falta de potência do veículo.
- Toyota Corolla Cross 2.0 FLEX 2022 se destaca pela durabilidade e economia, com motor 2.0 aspirado de 177 cv e médias de consumo que chegam a 13,5 km/l na gasolina
- Toyota Corolla Híbrido Altis 2020: O sedã que faz até 19,5 km/l na cidade e oferece 7 airbags por R$ 125 mil!
- Na faixa dos R$ 20 mil, Chevrolet faz a alegria de motoristas exigentes com carro popular, confiável e de manutenção barata
- Nova picape RAM Dakota chega para abalar o mercado de picapes: rival direta de Hilux e Ranger promete desempenho impressionante e consumo econômico de até 13 km/l!
A ideia da BYD com o carro elétrico de baixo custo é disputar diretamente com Ora Whit Cat, Leap T03 e Chery QQ Pro, e, de certa forma, busca brigar também com o Renault Kwid E-Tech, comercializado na China como Renault City K-ZE e Dongfeng Nano Box. De acordo com dados revelados pelo ministério de patentes da China, o veículo será leve, como mencionado acima, pesando cerca de 1.169 kg na versão de entrada e 1.240 kg na versão topo de linha.
BYD Seagull pode oferecer até 300 km de autonomia
A bateria também será de apenas 30,7 kWh na versão básica do carro elétrico barato, menos que o BYD Dolphin. Comparativamente, o irmão mais velho, que chega renovado este ano ao Brasil, disponibiliza uma bateria de 44,8 kWh e autonomia de aproximadamente 300 km por carga.
A boa notícia é que o novo carro da BYD é mais leve, e portanto não deve ficar muito atrás nesse quesito. Por ora, apenas estes dados foram revelados pelos registros do carro elétrico barato no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT).
O modelo deve estrear já nas próximas semanas no mercado chinês e, de acordo com informações, será exportado para outros países em que a BYD está presente ao longo deste ano. Sendo assim, há uma grande expectativa do Seagull também chegar ao Brasil.
BYD e os seus planos de expansão no Brasil
Nesta semana, foi discutida a possibilidade da instalação de uma futura unidade de produção focada na fabricação de carros elétricos da multinacional chinesa no Paraná, durante uma reunião entre o presidente da BYD, Tyler Li, e o vice-governador do estado, Darci Piana.
O local é cotado para sediar uma nova fábrica da BYD que será responsável por produzir controladores e motores para os carros elétricos da multinacional. Piana ressalta que o estado atua como um centro logístico importante e conta com vários diferenciais para a instalação de indústrias.
Além disso, foi mostrada à empresa a potencialidade do Paraná, que é um ponto central dentro do Mercosul e está se transformando em um centro logístico para suprir as demandas de toda a América do Sul.