A Multinacional BYD se reuniu com representantes do governo do Paraná para planejar uma possível nova fábrica de veículos elétricos no estado. O valor do investimento e a previsão de inauguração ainda não foram divulgados.
Na terça-feira (10), em uma reunião entre Darci Piana, vice-governador do Paraná, e Tyler Li, presidente da multinacional BYD, além de outras autoridades, foi discutida a instalação de uma futura unidade de produção com foco em veículos elétricos da multinacional chinesa no estado. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu, localizado em Curitiba. O grupo, que já atua em território nacional, planeja instalar uma nova fábrica de carros elétricos no país.
BYD escolhe o Paraná para instalar sua nova fábrica de veículos elétricos
O Paraná é cotado para sediar uma nova fábrica que produzirá controladores e motores para os veículos elétricos da multinacional. Piana destaca que o estado funciona como um centro logístico importante e conta com ótimos diferenciais para a instalação de indústrias como a BYD.
Segundo o vice-governador, foi mostrada à empresa a potencialidade do estado, que é um ponto central dentro do Mercosul e está sendo convertido, pelo governo, em um centro logístico para suprir as demandas de toda a América do Sul. A BYD é uma das maiores multinacionais, que já possui operações no Brasil, inclusive no Paraná, e que agora avalia gerar outros investimentos no estado, com toda a estrutura que eles conseguem gerar.
- Trocar a bateria de um carro elétrico será mais barato do que consertar um motor de combustão, revela estudo
- Honda lança nova moto no Brasil: baixa cilindrada, preço acessível e detalhes impressionantes tornam a ADV 160 uma grande promessa para 2024 no mercado brasileiro!
- 100% Nacional? Parece que não! Primeiro carro híbrido brasileiro será produzido na China! Empresa havia prometido 4 MIL empregos no Brasil
- Na faixa dos R$ 45 mil, Fiat Grand Siena faz quase 13 km/l e se consolida como um dos veículos mais vendidos do Brasil
Piana ressalta que o governo está discutindo com a empresa e planeja dar continuidade às tratativas para conseguir oficializar a instalação da nova fábrica de carros elétricos no estado. O tema já havia sido abordado quando representantes da BYD realizaram uma primeira visita e demonstraram interesse em uma unidade em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, onde estava localizada a indústria Stellantis, que produzia motores para a FIAT.
BYD se pronuncia sobre nova fábrica no Paraná
De acordo com Tyler Li, presidente da BYD, a empresa conhece o Paraná há muito tempo, contando com um escritório e grandes possibilidades de investir no Estado. Li ressalta que a multinacional BYD recebeu algumas informações da Stellantis e as apresentará para seu time técnico da China, que fará uma visita ao Brasil em fevereiro, em uma fábrica, para realizar uma avaliação das condições e das possibilidades na unidade de produção.
Em março, a multinacional dará uma posição. Ricardo Barros, Secretário Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que há uma grande expectativa por parte do governo do Paraná na atração da multinacional. Barros ressalta que foi possível mostrar a imagem positiva de seu estado com a visita a Campo Largo e a reunião com a cúpula do governo para esclarecer todos os pontos de interesse. O Paraná conta com boas oportunidades de negócios, com vantagens fiscais, logísticas e de qualificação de mão de obra.
Conheça a BYD
A empresa chinesa é líder global em quatro grandes indústrias: eletrônica, energia limpa, automobilística e trânsito ferroviário. Conta com mais de 290 mil colaboradores espalhados em 30 parques industriais ao redor do mundo.
Apenas em 2021, a empresa faturou US$ 35 bilhões, com taxa de expansão de 55% por ano O diretor presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, ressaltou a diversidade de produtos fabricados pela empresa. Segundo Bekin, a multinacional não é baseada apenas em carros elétricos e painéis solares, vai muito além disso, produzindo uma gama de componentes eletrônicos.
Para a Invest, é necessário abrir as portas do Paraná para uma indústria desse porte, buscando transformar o estado na vitrine da BYD no país e na América Latina. O grupo chegou ao país em 2015, quando foi inaugurada a primeira fábrica de montagem de ônibus totalmente elétricos, em Campinas (SP).