As 6 empresas do petróleo mais valiosas do mundo em 2021

Keila Andrade
por
-
29-08-2021 16:26:11
em Petróleo, Óleo e Gás
As maiores petrolíferas petroleiras super majors do petróleo do mundo As principais petroleiras globais de 2021

O petróleo representa atualmente apenas um terço da energia mundial. Neste artigo vamos entender porque atentar para o petróleo e observar a classificação das das principais empresas produtoras de petróleo.

O petróleo e o gás desempenham um papel extremamente importante nas economias de muitos países do mundo, o que tem levado ao desenvolvimento e crescimento das empresas de petróleo e gás e maior influência. Mais para frente vamos classificar as principais empresas produtoras de petróleo em 2021. Mas, antes disso precisamos entender qual a importância do petróleo atualmente para seguir para outros passos como porque se atentar ao petróleo e então conhecer as empresas.

Qual a importância do petróleo atualmente?

O petróleo representa atualmente apenas um terço da energia mundial. E as empresas petrolíferas investiram muito dinheiro em projetos de exploração e no exterior para garantir que possam continuar a ajudar a atender à demanda global de energia. Aproximadamente 6.000 produtos e mercadorias também são feitos a partir do petróleo, variando de produtos domésticos às indústrias farmacêutica e automotiva. Esse uso comercial significa que a demanda por petróleo ultrapassou o setor de energia e faz com que as petroleiras desempenhem um papel importante na sociedade como um todo.

Esse aumento nos setores de energia e manufatura traz um impacto significativo, o que torna o petróleo uma commodity importante por anos.

Por que se atentar para o petróleo?

A diversificação em produtos em dólar, o super ciclo das commodities e o plano quinquenal chinês são outros fatores determinantes para que os ativos de petróleo tirem vantagens do cenário. E durante as eleições presidenciais estadunidenses em 2020, Biden atentou para uma maior regulação da exportação de petróleo WTI, objetivando conter os avanços do aquecimento global.

Com a eleição de Biden, mesmo que levem alguns anos para que estas medidas se concretizem, a ameaça do impacto da exportação inevitavelmente gera uma pressão no mercado futuro.

Maiores empresas petrolíferas por produção

Os dados divulgados são da Brand Finance divulgada no ano de 2021 que apostam quem são as 25º empresas mais petrolíferas do mundo. Infelizmente, a Petrobrás não aparece no ranking.

1 – Shell Oil Company

A primeira da lista é a Shell Oil Company, mais conhecida como Shell. Ela é uma empresa holandesa.

A maior produtora de petróleo do mundo teve um lucro líquido de 42,156 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2021. Porém em comparação com o ano passado caiu mais de 5 milhões de reais, quando o lucro líquido registrado foi de 47,529 milhões de dólares.

2 – Saudi Arabian Oil Company

Em segundo lugar, vem a Saudi Arabian Oil Company, conhecida como Saudi Aramco. Ela era líder mundial na produção de petróleo chegando a ter mais de 10 milhões de barris de petróleo por dia. Mas, no ano passado acabou perdendo metade do seu lucro e ficando no ano de 2021 com apenas 37,479 milhões de dólares no primeiro trimestre.

A Saudi Arabian tem a segunda maior reserva de petróleo bruto do mundo e responde por cerca de 10& do suprimento mundial de petróleo bruto.

3 – PetroChina

Em terceiro lugar está a PetroChina a maior empresa petrolíferas da China ficando em terceiro lugar no mundo com lucro liquido de 31,415 milhões de dólares no primeiro trimestre do ano. E assim como aconteceu com a Saudi Arabian, a PetroChina também perdeu lucros de 2020 para 2021. Ano passado seu valor líquido era de 38,028 milhões de dólares.

4 – Sinopec

Em quarto lugar, também da China ficou o grupo Sinopec com o valor líquido de 26,398 milhões de dólares e também perdendo seu lucro em comparação com ano passado. A Sinopec já chegou a ficar em primeiro lugar no ranking da empresa mais petrolíferas do mundo no ano de 2018.

5 – BP

Em quinto lugar está a empresa britânica BP com lucro no primeiro trimestre de 2021 de 21,367 milhões de reais, também perdendo lucro em comparação com o ano passado.

6 – Total

Em sexto lugar, a empresa italiana Total chega atrás com seu lucro de 18,122 milhões de dólares. Para conhecer as outras maiores empresas petrolíferas no ranking.

Petrobras

A Petrobras se encontra atualmente em 31º lugar no ranking mundial

https://brandirectory.com/rankings/oil-and-gas/table

Tags:
Keila Andrade
Jornalista há 20 anos, especialista em produção e planejamento de conteúdos online e offline para estruturas do marketing digital
fwefwefwefwefwe