1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Aos 16 anos e sem dinheiro para comprar equipamentos, um estudante do Sertão da Paraíba montou seu primeiro telescópio com dois baldes de margarina e um espelho de parede, e hoje leva observações do espaço a escolas e praças da região com aparelhos cada vez mais potentes
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 5 comentários

Aos 16 anos e sem dinheiro para comprar equipamentos, um estudante do Sertão da Paraíba montou seu primeiro telescópio com dois baldes de margarina e um espelho de parede, e hoje leva observações do espaço a escolas e praças da região com aparelhos cada vez mais potentes

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 31/05/2026 às 08:04
Atualizado em 31/05/2026 às 08:08
Aos 16 anos, jovem do Sertão da PB montou um telescópio com baldes de margarina e espelho, e hoje leva a astronomia a escolas e praças com aparelhos potentes.
Aos 16 anos, jovem do Sertão da PB montou um telescópio com baldes de margarina e espelho, e hoje leva a astronomia a escolas e praças com aparelhos potentes.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
115 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

A criatividade nascida da falta de recursos rendeu uma imagem nítida da Lua e, depois, a atenção de entusiastas de vários estados, que passaram a doar peças. Com elas, o jovem montou equipamentos maiores e já enxergou Júpiter, Saturno e a Nebulosa de Órion, transformando a paixão pelo céu em um projeto que viraliza.

Aos 16 anos e sem dinheiro para comprar equipamentos, um estudante do Sertão da Paraíba montou seu primeiro telescópio com dois baldes de margarina e um espelho de parede. Hoje, aos 17 anos, Lucas Gabriel Ribeiro, morador de Teixeira, leva observações do espaço a escolas e praças da região com aparelhos cada vez mais potentes, no projeto que batizou de “Exploração no Espaço”.

A iniciativa começou em dezembro de 2024, segundo reportagem publicada em 30 de maio de 2026 pelo Jornal da Paraíba, mas a paixão pelo universo é mais antiga. Tudo começou com fotografias da Lua feitas pela câmera do celular e ganhou força depois que um projeto de astronomia passou pela cidade. Sem condições de comprar um telescópio profissional, o adolescente decidiu pesquisar por conta própria como construir o seu, e o resultado dessa engenhosidade vem encantando gente de todo o Brasil e até de outros países.

Um telescópio feito de baldes de margarina

Aos 16 anos, jovem do Sertão da PB montou um telescópio com baldes de margarina e espelho, e hoje leva a astronomia a escolas e praças com aparelhos potentes.
A história de superação começa com muita criatividade e pouco recurso. 

Sem acesso a equipamentos caros, Lucas pesquisou sozinho como montar um telescópio caseiro e, aos 16 anos, construiu o primeiro aparelho usando dois baldes de margarina e um espelho de parede, materiais simples que tinha ao alcance das mãos.

O improviso deu certo de forma surpreendente. Mesmo simples, o telescópio caseiro conseguiu aproximar as imagens da Lua, permitindo enxergar o satélite com uma nitidez que o jovem não esperava. “Deu pra ver a Lua bem de perto com a lente que coloquei nele”, relembrou o estudante, em depoimento ao Jornal da Paraíba. Foi a prova de que a vontade de aprender pode superar a falta de equipamentos sofisticados.

Das redes sociais às doações

Aos 16 anos, jovem do Sertão da PB montou um telescópio com baldes de margarina e espelho, e hoje leva a astronomia a escolas e praças com aparelhos potentes.
O talento de Lucas não passou despercebido. 

Depois de começar a publicar seus registros nas redes sociais e entrar em grupos de entusiastas da astronomia, o jovem foi notado por pessoas de diferentes estados, que passaram a doar peças e acessórios para ajudá-lo a construir telescópios melhores, como oculares e um suporte de celular para fazer as fotografias.

Com essas doações, ele conseguiu montar aparelhos maiores e mais avançados, incluindo um modelo de 200 milímetros, bem mais potente que o primeiro feito de baldes. O salto na qualidade dos equipamentos abriu para Lucas uma janela ainda maior para o cosmos, mostrando como uma comunidade de apaixonados por ciência pode se unir para impulsionar um jovem talento que, sozinho, não teria os recursos.

O que o jovem já enxergou no céu

Aos 16 anos, jovem do Sertão da PB montou um telescópio com baldes de margarina e espelho, e hoje leva a astronomia a escolas e praças com aparelhos potentes.
Com os novos telescópios, o céu do Sertão revelou seus tesouros. 

Lucas conta que já conseguiu observar de perto as manchas de Júpiter, além dos planetas Vênus, Marte e Saturno, e até uma nebulosa, a famosa Nebulosa de Órion, objetos celestes que muita gente só vê em fotos de livros ou da internet.

Para um jovem que começou fotografando a Lua com o celular, conseguir registrar os anéis de Saturno ou as faixas de Júpiter com equipamentos montados por ele mesmo é uma conquista e tanto. Cada nova observação alimenta ainda mais sua paixão pela astronomia e o desejo de ir além, mostrando que o interesse pela ciência, quando bem cultivado, não tem limites de orçamento nem de origem.

Ciência que chega a escolas e praças

Mais do que observar sozinho, Lucas faz questão de compartilhar o conhecimento. Ele passou a levar o projeto “Exploração no Espaço” para escolas e espaços públicos do Sertão paraibano, com apresentações em instituições de ensino de Patos e Teixeira, além de observações astronômicas realizadas em praças da cidade, levando o céu para perto das pessoas.

A recepção do público tem sido calorosa, com muita gente incentivando o jovem e dizendo que ele “vai longe”. O perfil criado para divulgar os registros já alcançou a marca de 1 milhão de visualizações, uma meta que ele próprio comemorou ter batido, atraindo seguidores inclusive de outros países. Além dos telescópios, Lucas também usa a criatividade para fazer réplicas de equipamentos espaciais em papelão, como o robô Perseverance, que pousou em Marte em 2021.

Um Sertão que olha para as estrelas

A história de Lucas se conecta a um movimento maior na Paraíba. O interesse do jovem foi despertado justamente por um projeto chamado “Esperança no Espaço”, uma iniciativa do Governo da Paraíba que envolve a construção de telescópios depois doados a escolas públicas para observações astronômicas, levando a ciência a quem normalmente teria pouco acesso a ela.

Não por acaso, o estado vem se consolidando como um polo de astronomia, abrigando a construção do radiotelescópio BINGO, apontado como um dos maiores da América Latina, fruto de uma cooperação científica internacional. É nesse ambiente de incentivo à ciência no interior do Nordeste que florescem talentos como o de Lucas, prova de que o acesso ao conhecimento pode transformar realidades e abrir horizontes onde antes parecia não haver perspectiva.

Um sonho com os olhos no futuro

Para Lucas, isso é só o começo. O estudante afirma que pretende continuar investindo nos estudos e deseja seguir carreira na área da astronomia depois de concluir o ensino médio, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre o espaço e ampliar o reconhecimento do seu projeto.

Mais do que telescópios de baldes e doações, a trajetória do jovem é um lembrete poderoso de que a curiosidade e a determinação podem vencer barreiras financeiras e geográficas. “Hoje tenho o meu maior orgulho de ter feito acontecer, meu sonho de ter feito os telescópios”, resumiu o estudante. É o tipo de história que inspira outros jovens a olharem para cima e acreditarem que também podem alcançar as estrelas.

A trajetória de Lucas Gabriel, o jovem que transformou baldes de margarina em um telescópio e a paixão pelo céu em um projeto que viralizou, é daquelas que renovam a esperança. Ela mostra que talento e vontade de aprender existem em todo canto do Brasil, inclusive no Sertão paraibano, e que, com um empurrãozinho da comunidade e do poder público, sonhos aparentemente distantes podem se tornar realidade. Que a história desse explorador do espaço inspire muitos outros a descobrir o cientista que existe dentro de si.

E você, se emocionou com a história do Lucas e seu telescópio de baldes de margarina? Conhece algum jovem talento que, mesmo sem recursos, corre atrás dos seus sonhos? Deixe seu comentário, mande uma mensagem de incentivo para o estudante e compartilhe a matéria para inspirar mais gente a acreditar no poder da educação e da ciência.

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Gil
Gil
31/05/2026 23:01

Crie uma vaquinha na Internet para poder se aperfeiçoar
Eu irei colaborar

Doris simonassi
Doris simonassi
31/05/2026 21:45

Lucas você está sendo um exemplo de perseverança para esses jovens que estão vindo logo atrás de você. Que todos os seus sonhos se realizem e que Deus te acompanhe sempre na sua jornada menino de ouro.

Arlindo Giroldo
Arlindo Giroldo
31/05/2026 19:41

É isso aí Lucas. Meus parabéns. Quando a gente quer consegue. É so acreditar e ir em frente.
Somos escravos do ontem mas somos donos do nosso amanhã

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
5
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x