Início Agência Internacional de Energia diz que demanda da China precisa permanecer fraca ou o mundo terá grandes problemas com o mercado do petróleo

Agência Internacional de Energia diz que demanda da China precisa permanecer fraca ou o mundo terá grandes problemas com o mercado do petróleo

23 de maio de 2022 às 16:54
Compartilhe
Siga-nos no Google News
energia combustível petróleo
Foto: Pixabay

Agência Internacional de Energia alerta sobre a demanda global de petróleo nos próximos meses e a suas consequências

Nesta semana, ocorre o primeiro Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, com a presença de público desde de 2020. Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, falou sobre os grandes desafios do mercado de petróleo em todo o mundo para o segundo semestre. Foi destacado o cenário de queda na demanda de petróleo na China. 

Em entrevista concedida à CNBC, o diretor-executivo da entidade afirmou ver o preço atual do petróleo como muito elevado. Disse que preço do petróleo atual é um risco para a recuperação econômica em todo o mundo, mas especialmente nos países emergentes. Isso é um grande risco, junto com o preços altos dos alimentos, isso pode nos levar a uma recessão, concluiu.

Artigos recomendados

Por conta de todos os problemas que envolvem a invasão russa, o preço do barril de petróleo tipo Brent está custando cerca de US 113 atualmente. 

A Agência Internacional de Energia ainda espera que o aumento da demanda do petróleo no Brasil, Estados Unidos e Canadá seja acompanhado pelo aumento da produção dos principais produtores do mundo, principalmente no Oriente Médio.

Tubulação de petróleo. Foto: Pixabay

“Espero muito que o aumento vindo dos Estados Unidos, do Brasil, Canadá neste ano seja acompanhado pelo aumento vindo dos principais produtores do Oriente Médio e de outros lugares. Além disso, a demanda chinesa precisa permanecer muito fraca.”, destacou o diretor da Agência.

Demanda de Petróleo na China desaba 

Em busca de frear a propagação da Covid-19, o governo da China voltou a impor medidas rigorosas de distanciamento social. As ações impediram o crescimento de casos no país, porém, resultou em uma queda brusca na demanda de petróleo.  

Acredita-se que a demanda por gasolina, díesel combustível de aviação tenha caído 20% no mês de abril. Esse número equivale a uma queda de 1,2 milhão de barris de petróleo por dia. Fatih Birol, diretor da Agência Internacional de Energia, também alertou que caso a China recupere a demanda usual de petróleo nos próximos meses, teremos um verão muito difícil em todo o mundo.

Agência Internacional de Energia recomenda investimentos inteligentes no setor de energia 

O mercado de petróleo é um dos mais impactados pela tensão entre Ucrânia e Rússia. Birol pediu que os países façam investimentos certos em resposta à escassez de combustíveis fósseis que foram provocados por este conflito. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes