As gigantes automotivas Volkswagen e Stellantis encomendaram milhares de toneladas de um material crucial para o desenvolvimento de baterias de última geração para seus veículos.
A Volkswagen e a Stellantis, duas das maiores montadoras globais, realizaram encomendas de milhares de toneladas de materiais essenciais para a produção de baterias de última geração.
Essas aquisições estratégicas visam garantir o suprimento necessário para seus veículos elétricos, destacando o compromisso de ambas as empresas com a transição para uma mobilidade sustentável e a liderança na eletrificação da indústria automotiva.
As baterias de lítio evoluíram de maneira impressionante nos últimos anos, mas ainda há muito caminho a percorrer. A eficiência, a autonomia e os tempos de carregamento das baterias precisam continuar a melhorar para atender às crescentes demandas da mobilidade elétrica.
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Nesse contexto, além do foco no lítio, um material está se destacando como peça-chave para a inovação: o grafite.
A demanda crescente por grafite no setor de mobilidade elétrica
O grafite é um excelente condutor de eletricidade e tem uma estabilidade térmica notável, características que o tornam indispensável para o desenvolvimento do ânodo das baterias. Originalmente utilizado em baterias de lítio, o grafite também tem sido cada vez mais incorporado em baterias LFP (Ferrofosfato de Lítio), uma vez que proporciona rendimentos superiores.
Com o aumento da produção de veículos elétricos, a demanda por disparos de grafite, e as projeções para os próximos anos indicam que essa tendência continuará. Em 2023, as vendas de grafite aumentaram 45%, refletindo a dependência crescente desse material.
Volkswagen e Stellantis
Para garantir o fornecimento necessário para o futuro, gigantes da indústria automobilística, como o Grupo Stellantis e o Grupo Volkswagen, fecharam contratos de fornecimento de grafite com a Novonix, uma empresa especializada na produção de grafite sintético mais ecológico.
O acordo da Stellantis visa garantir a entrega de até 115 mil toneladas de grafite sintético entre 2026 e 2031, com compromisso de um mínimo de 86.250 toneladas. A Novonix, que está construindo uma fábrica em Riverside, EUA, espera produzir mais de 20 mil toneladas de grafite sintético até o final de 2025.
Expansão da produção de grafite nos Estados Unidos
A Volkswagen, por sua vez, firmou um contrato com a PowerCo, sua participação de baterias, para garantir pelo menos 32 mil toneladas de grafite sintético entre 2027 e 2031.
Esses acordos são apenas uma parte do movimento crescente da indústria para garantir o fornecimento de materiais essenciais para a produção de baterias. Além da fábrica em Riverside, a Novonix está construindo uma segunda unidade no sudeste dos Estados Unidos, com capacidade inicial para produzir 30 mil toneladas de grafite por ano, podendo expandir até 75 mil toneladas.
Outras empresas, como a Panasonic, também entraram na corrida para garantir o fornecimento de grafite, com planos de entregar pelo menos 10.000 toneladas a partir de 2025. Já a LG, embora tenha acordado um pacto semelhante, ainda não concretizou os detalhes dessa parceria.
Com os avanços na produção de grafite e a evolução contínua das baterias, o futuro das baterias de íon de lítio promete ser mais eficiente, rápido e sustentável. O grafite tem sido mostrado não apenas um recurso vital para as baterias atuais, mas uma peça central para o futuro da mobilidade elétrica.