Vestas fecha parceria com Pan American Energy para construir parque eólico de 423 MW na Bahia

Valdemar Medeiros
por
-
10-05-2022 11:33:46
em Energia Eólica, Energia Renovável
energia eólica - parque eólico - Bia - Vestas - Pan-American-Energy Turbina eólica gigante da Vestas – imagem: Vestas/Divulgação




A Vestas fechou uma nova parceria para entregar 94 turbinas de energia eólica para o parque eólico da Pan American Energy na Bahia.

A Pan American Energias Renováveis fechou um contrato com a Vestas para que sejam fornecidas e instaladas 94 turbinas de energia eólica V150-4,5 MW para o parque eólico Novo Horizonte, situado no estado da Bahia. De acordo com o presidente da Vestas na América Latina, Eduardo Ricotta, a Vestas tem o prazer de expandir ainda mais a sua parceria com a Pan American Energy e apoiar sua ampliação na América Latina com este projeto de energia eólica que começa sua operação para produzir energia limpa no país.

Entrega das turbinas eólicas está prevista para 2024

De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento Internacional da Pan American Energy, Enrique Lusso, o acordo mostra o compromisso da Pan American Energy com o país e suas comunidades. A empresa continuará investindo e se esforçando para se tornar um player estratégico no setor de energia do Brasil, assim como em outros países da América Latina.

Artigos recomendados

Após a conclusão das turbinas para o parque eólico na Bahia, a Vestas também entregará um contrato de serviço Active Output Management 5000 de 20 anos. Este acordo tem como objetivo otimizar a produção de energia e, ao mesmo tempo, gerar segurança comercial a longo prazo.

O parque eólico Novo Horizonte, que está situado na Bahia, conta com uma potência instalada de 30,06 MW. O empreendimento faz parte do complexo de energia eólica Statkraft Bahia e conta com os parques eólicos de Macaúbas e Seabra, que totalizam cerca de 95,19 MW.

Outros contratos da Vestas no mercado nacional

Além do contrato recente com a Pan American, a Vestas assinou um acordo no início do ano com a 2W Energia para o fornecimento de 25 turbinas eólicas e também um contrato de prestação de serviços que tem duração de 15 anos para o projeto Kairos de 113 MW, situado no município de Icapuí, no Ceará.

O objetivo de realizar a instalação de turbinas eólicas é para que a produção de energia seja mais otimizada no decorrer da vida útil do projeto. Após fechar este acordo, a empresa ultrapassou seu próprio marco de 6 GW de entrada de pedidos no Brasil para aerogeradores modelo V150, com modos de potência de 4,2 MW e 4,5 MW.

De acordo com Ricotta, a empresa está muito feliz em ter a 2W Energia como sua cliente e que a confiabilidade e competitividade da plataforma de 4 MW da Vestas, aliada ao contrato de prestação de serviços a longo prazo, gera à 2W uma das maiores plataformas de venda de energia. 

Sobre a empresa

A Vestas é uma empresa da Dinamarca dedicada à manufatura, desenvolvimento, manutenção e venda de aerogeradores, que foi fundada em 1945 e inicialmente atuava no ramo de aplicações para uso doméstico, tendo progredido para a fabricação de equipamentos agrícolas 5 anos depois, intercoolers em 1956 e  guindastes em 1968.

Por fim, apenas em 1979, a empresa deu início à produção de aerogeradores de energia eólica. Atualmente, a Vestas é a maior empresa mundial na fabricação de aerogeradores, estando cotada na bolsa de Valores de Copenhaga e disponibilizando equipamentos nos seis continentes. Além disso, a empresa dispõe de um portfólio de aerogeradores com potências de 850 kW e 7 MW de diversos sistemas de SCADA para controle remoto. Seus geradores funcionam com um gerador assíncrono, onde a velocidade do rotor é menor que a velocidade do gerador, sendo necessário o uso de uma caixa de velocidades.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.