Vale pretende produzir 400 milhões de toneladas de minério de ferro por ano até 2023

Valdemar Medeiros
por
-
20-10-2020 11:01:43
em Indústria e Construção Civil
Vale - Minério de ferro - Projeto S11D da mineradora Vale

A mineradora Vale já está produzindo 1 milhão de toneladas de minério de ferro por dia, a ideia é atingir a meta de  400 milhões anuais  

A gigante mineradora brasileira Vale está a caminho de atingir sua meta de produzir 400 milhões de toneladas de minério de ferro até o final de 2022 ou início de 2023, segundo o presidente-executivo Eduardo Bartolomeo durante o FT Commodities Mining Summit.

Leia também

Em 2018, antes do  rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale produzia 385 milhões de toneladas de minério de ferro. Para 2020, a Vale tem uma meta de produção entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas.

A empresa disse que apresentará na segunda-feira os resultados de produção e vendas do 3T. Segundo Bartolomeu, até 2023, apenas 20% da capacidade da empresa estará restrita por barragens a montante – semelhantes às que desabaram em Brumadinho e Mariana.

S11D

Povos indígenas da etnia Xikrin pediram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na sexta-feira a paralisação das atividades da Vale em sua principal mina de minério de ferro, a S11D, localizada no sudeste do Pará, com capacidade para produzir cerca de 100 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Alegam que foram ignorados durante o processo de licenciamento do complexo mineiro, que começou a operar em 2016. Aproximadamente 1.500 integrantes da etnia vivem na TI Xikrin Cateté, a 12 quilômetros da mina da Vale.

A Vale disse que “o projeto S11D é regularmente licenciado pelo órgão ambiental brasileiro (Ibama), atendendo a todas as condicionantes”.

A Vale disse que não havia a obrigação de elaborar estudo relacionado à TI Xikrin Cateté, uma vez que a atividade mineradora está localizada a mais de 10 quilômetros do território que ocupam.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.