As exportações brasileiras da Vale de minério de ferro aumentaram 18,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, para 37,86 milhões de toneladas, depois que a Vale aumentou o ritmo de produção.
O volume das exportações na Vale do minério de ferro embarcado no mês passado é o maior desde dezembro de 2015, quando o Brasil exportou recorde mensal de 39,5 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Leia também
- Mineradora Vale expande negócios no Maranhão para atender demanda da China por minério de ferro
- Após 6 anos, Estaleiro Enseada, complexo naval, portuário e industrial, localizado em Maragojipe, Bahia, retoma atividades econômicas
- Vale fecha acordo com porto China para ampliar capacidade de movimentação de minério de ferro
- Demanda do Frete marítimo brasileiro aumenta com a forte demanda das commodities da China
- Marinha decide afundar o navio Stellar Banner que encalhou no Maranhão com minério de ferro
Exportações de minério de ferro da Vale em alta
Na comparação com agosto, houve aumento de 21% nos embarques brasileiros de minério de ferro em setembro. A Vale retomou as operações em sua planta de Viga na quinta-feira, depois que um juiz retirou uma ordem que suspendia as operações lá, disse a mineradora em um depósito de valores mobiliários.
As operações na planta de concentração de minério de ferro foram suspensas por seis dias, disse a empresa, ao retificar supostas questões relativas à sua licença de operação.
- Cana-de-açúcar é a nova “mina de ouro” e pode transformar o Brasil em referência mundial na produção de bioplásticos
- Aeroporto de Kansai: Uma obra gigantesca construída no meio do mar
- Com 17 mil km de extensão, nova ferrovia unirá Brasil e China e promete revolucionar as rotas comerciais entre os continentes! Megaprojeto custará pelo US$ 490 bilhões.
- Novo esquema da farmácias: revelado o que fazem com o seu CPF em troca de desconto
Exportações: 11 mil toneladas por dia
De acordo com a mineradora Vale, a paralisação resultou em 11 mil toneladas por dia de produção de finos de minério de ferro fora do mercado. As exportações de minério de ferro na Vale do Brasil – que representam 59% da produção mineral do país – totalizaram US $ 5 bilhões no 2º trimestre, 6% acima do 1º trimestre de 2020, mas 5% menor do que no 2º trimestre de 2019.
O país exportou 76 milhões de toneladas, 8% acima do total registrado no primeiro trimestre de 2020, mas 3% inferior ao segundo trimestre de 2019.
O grupo da indústria de metais projeta que o Brasil exportará 310 milhões de toneladas em 2020, menos do que 340 milhões de toneladas exportadas em 2019, mas se recuperando enquanto a China parece estar passando por um boom da construção.