Exportações brasileiras da Vale referentes ao minério de ferro aumentaram 18,5% em relação ao ano passado

Valdemar Medeiros
por
-
18-10-2020 12:06:31
em Indústria e Construção Civil
Vale - exportações - minério de ferro Transporte de minério de ferro da mineradora Vale

As exportações brasileiras da Vale de minério de ferro aumentaram 18,5% em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, para 37,86 milhões de toneladas, depois que a Vale aumentou o ritmo de produção.  

O volume das exportações na Vale do minério de ferro embarcado no mês passado é o maior desde dezembro de 2015, quando o Brasil exportou recorde mensal de 39,5 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Leia também

Exportações de minério de ferro da Vale em alta

Na comparação com agosto, houve aumento de 21% nos embarques brasileiros de minério de ferro em setembro. A Vale retomou as operações em sua planta de Viga na quinta-feira, depois que um juiz retirou uma ordem que suspendia as operações lá, disse a mineradora em um depósito de valores mobiliários.

As operações na planta de concentração de minério de ferro foram suspensas por seis dias, disse a empresa, ao retificar supostas questões relativas à sua licença de operação.

Exportações: 11 mil toneladas por dia

De acordo com a mineradora Vale, a paralisação resultou em 11 mil toneladas por dia de produção de finos de minério de ferro fora do mercado. As exportações de minério de ferro na Vale do Brasil – que representam 59% da produção mineral do país – totalizaram US $ 5 bilhões no 2º trimestre, 6% acima do 1º trimestre de 2020, mas 5% menor do que no 2º trimestre de 2019.

O país exportou 76 milhões de toneladas, 8% acima do total registrado no primeiro trimestre de 2020, mas 3% inferior ao segundo trimestre de 2019.

O grupo da indústria de metais projeta que o Brasil exportará 310 milhões de toneladas em 2020, menos do que 340 milhões de toneladas exportadas em 2019, mas se recuperando enquanto a China parece estar passando por um boom da construção.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.