Usina hidrelétrica de Itaipu registra o seu maior índice de produtividade em 2020

Valdemar Medeiros
por
-
02-01-2021 09:57:24
em Usina e Agronegócio
Usina - Itaipu - Hidrelétrica Usina hidrelétrica de Itaipu

A famosa usina hidrelétrica de Itaipu conseguiu bater um “recorde”, por assim dizer registrando um alto índice de produtividade ao longo de 2020

A Usina hidrelétrica de Itaipu, que fica localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, tem o titulo de maior geradora de energia renovável e limpa de todo o planeta, está enfrentando a maior estiagem de todos os tempos, no ano de 2020 a usina hidrelétrica de Itaipu bateu um novo recorde, de maior produtividade anual na faixa dos 36 anos e sete meses que está em operação.

Leia também

A Usina hidrelétrica de Itaipu tem uma afluência 30% menor que a média histórica, ela otimizou ao máximo a produção de energia, aproveitando assim toda a água que recebia, sem desperdiçar nada, a produtividade da usina hidrelétrica foi de exatamente 1,087 MWmed/m³/s.

Tal indicador estabelece a relação entre a quantidade de energia gerada pela usina hidrelétrica com vazão turbinada.

Usina hidrelétrica de Itaipu marca recorde de maior geração acumulada

Além do fato da alta produtividade da usina hidrelétrica, Itaipu bate recorde importante, de maio geração acumulada entre todas as usinas de todo o mundo. Desde o início da operação da usina hidrelétrica de Itaipu, no mês de maio do ano de 1984, já se produziu mais de 2,75 bilhões de MWh, confirmando assim sua liderança mundial na produção de energia limpa e renovável sobre outras usinas. Ao que se sabe, nenhuma outra usina produziu tanta eletricidade como a brasileiro-paraguaia.

Em um ano castigado pela seca, com afluência média beirando quase os 8 mil m³/s, a pior de todo o histórico desde 1983 até os dias de hoje, a usina hidrelétrica de Itaipu gerou só em 2020, um total de mais de 75 milhões MWh.

“Em 2020, mais do que nunca, a área técnica deu uma resposta precisa ao enfrentar um ano atípico tanto do ponto de vista de eficiência quanto da covid-19”, elogia o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.

“Nossas equipes mostraram comprometimento exemplar e excelência na entrega de seus trabalhos. Itaipu, por diversas vezes, foi acionada para atender os sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai, com energia adicional e disponibilidade de potência, cumprindo à risca  todos os desafios.”

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.