Usando energia solar para se locomover, o primeiro trem turístico da América Latina está oferecendo passeios

Valdemar Medeiros
por
-
28-05-2021 14:13:24
em Energia Renovável
energia solar - trem - América latina Trem movido a energia solar: Créditos da imagem: Razões para acreditar

Com um investimento de 9 milhões de dólares, o primeiro trem movido a energia solar da América Latina está realizando passeios nas montanhas de Jujuy a Cusco, na Argentina e Peru

O primeiro trem turístico da América Latina, movido a energia solar, o Tren de la Quebrada percorrerá as montanhas de Jujuy a Cusco, oferecendo passeios para aqueles que desejam visitar a Argentina e Peru.

Leia também

Conheça o primeiro Trem turístico da América Latina movido a energia solar

Para tornar o projeto viável, os painéis de energia solar foram equipados no teto do trem. O objetivo do projeto é focar na preservação ambiental e sustentabilidade e mostrar que a energia solar pode ser utilizada em qualquer tipo de transporte ou empresa.

O investimento do primeiro trem movido a energia solar da América Latina foi de US$ 9 milhões, e contou com profissionais e especialistas internacionais que foram responsáveis pelo primeiro trem de energia solar da Austrália.

O “Tren de la Quebrada” conta com um único vagão que tem capacidade de transportar até 240 pessoas. Por ser um trem para passeios turísticos, ele conta com uma velocidade de apenas 30 quilômetros por hora.

Surgimento de novos projetos movidos a energia solar na América Latina

A rota do trem movido a energia solar será das montanhas entre Jujuy, na Argentina, até Cusco, no Peru. De acordo com um dos coordenadores do projeto na América latina, Pablo Rodríguez, este será um grande desafio, tendo em vista que o grupo está desenvolvendo uma tecnologia nova para o transporte ferroviário do futuro. Os projetos que utilizam a energia solar, além de modernos, utilizam uma alta tecnologia e trazem um ambiente mais sustentável. A energia solar pode ser aplicada em diversos projetos por ser uma energia versátil e eficiente.

Os Trens movidos a energia solar estão se expandindo não só na América Latina, mas em diversas regiões do mundo, tendo em vista sua diminuição na emissão de gases poluentes, melhoria no custo benefício de operações e muitas outras vantagens.

Projetos movidos a energia solar no Brasil

Contribuindo com que o país se torne cada vez mais sustentável, o Governo de Brasília e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal inauguraram a primeira estação metroviária que utiliza da energia solar na América Latina, em meados de 2017.

A estação fica localizada em Ceilândia, e recebeu o nome de Estação Solar Guariroba. Ela é capaz de gerar em torno de 288 mil quilowatts-hora por ano e conta com mais de 570 painéis fotovoltaicos.

Esse projeto e muitos outros como o Projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, que também utiliza da energia solar, estão impulsionando o Brasil no setor renovável e o fato do país ser muito rico em energia solar tem proporcionado mais investimentos nesse setor.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.