Helicóptero colidiu na quarta (02/06) em exercício de treinamento na sonda SS-75 Ocean Courage da Diamond Offshore, arrendada à Petrobras, na Bacia de Santos, cerca de 45 km da costa do Rio
Um helicóptero da empresa Omni Táxi Aéreo, com base em Macaé, que realizava um exercício a cerca 45 quilômetros da costa, na altura da cidade do Rio de Janeiro, colidiu com uma unidade marítima localizada arrendada pela Petrobras, na Bacia de Santos. O acidente ocorreu na última quarta-feira (02/06) e deixou cinco pessoas feridas. As informações são da Sindpetro NF e de pessoas próximas no momento do ocorrido.
Leia também
- Petrobras informa morte de colaborador em acidente ocorrido ontem (31/01), no FPSO Cidade de Mangaratiba
- URGENTE! Incêndios atingem estaleiro Brasfels e Refinaria da Petrobras, as causas dos acidentes ainda são desconhecidas
- Volkswagen anuncia instalação da fábrica da Baterias Moura, no seu complexo industrial no RJ, para a produção do primeiro caminhão elétrico do Brasil!
- 586 vagas de emprego, estágio e aprendiz abertas pela multinacional Ambev, nos estados do RJ, SP, PR, GO, SC, BA, PE, MG, RN, CE, TO, MA e mais, neste dia 4 de junho
- Cientistas desenvolvem eletrodo transparente que pode transformar janelas em painéis solares e descoberta promete revolucionar a geração de energia renovável no mundo
O fato só foi informado na noite de ontem (03/06). Segundo informações, três tripulantes da aeronave ficaram feridos. Outras duas pessoas, que trabalham na plataforma, sofreram escoriações leves.
Até o momento, não há informações sobre as causas do acidente, mas informações preliminares dão conta de que a máquina colidiu contra estruturas da plataforma enquanto se aproximava para pouso.
- Contran autoriza mudança na CNH e em 2024 não é mais necessário apresentar o documento como exigência para certos motoristas no país
- Lei aumenta para 80 pontos o limite para a suspensão da CNH e torna praticamente impossível perder o direito de dirigir
- Avião desaparecido! Cientista aponta “esconderijo perfeito” para o avião que sumiu há 10 anos e a teoria por trás do desaparecimento pode lhe deixar boquiaberto
- Motoristas que perdem a CNH em acidentes podem contar com um benefício que garante até 1 salário mínimo durante a recuperação
De acordo com as fotos, a aeronave envolvida, de matrícula PR-OTF (man 41573), é uma das mais novas da frota da Omni Táxi Aéreo, tendo entrado em operações em 21 de maio de 2021.
Nota da Omni Air
Em nota, a empresa informa: “Prezado colaborador, recebemos a notificação de que uma aeronave de nossa companhia se envolveu em um acidente agora há pouco às 19h35.”
“O acidente ocorreu durante um treinamento noturno, cujas causas ainda não são conhecidas e a aeronave OTF, modelo AW139, está no helideck da plataforma. Temos a informação de que três tripulantes estavam a bordo e foram encaminhados para a enfermaria da unidade e estão bem.
“Acionamos imediatamente o nosso Plano de Resposta a Emergências e, logo que apurarmos mais informações, as divulgaremos. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”.
Sindipetro se solidariza e acompanha apuração sobre acidente com helicóptero na SS-75
O Sindipetro-NF acompanha junto à categoria petroleira os desdobramentos de acidente com helicóptero na SS-75, no campo de Búzios, na noite da última quarta. A entidade não representa formalmente os petroleiros e petroleiras da unidade, que fica na Bacia de Santos, mas manifesta a sua preocupação e se coloca em solidariedade na atenção com a segurança de voo.
O coordenador do Departamento de Saúde do sindicato, Alexandre Vieira, explicou que, embora a entidade não tenha ação específica neste caso, vai acompanhar a investigação das causas do acidente, que será coordenada pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O sindicalista também destacou que o acidente aconteceu durante “um treinamento para resgate aeromédico, que é importante e necessário”.
De acordo com informações recebidas pelo sindicato em grupos de whatsaapp da categoria petroleira, o acidente aconteceu às 19h35, envolvendo um helicóptero operado pela empresa Omni utilizado em um treinamento de pouso noturno. A aeronave colidiu contra o helideck da unidade, levando ao tombamento. A tripulação conseguiu sair do helicóptero por conta própria.
Descrição e cronologia do sinistro operacionalComunicação preliminar de Acidente (POCOS/SM/ES/RDS):Tipo: Colisão de Helicóptero
Empresa: Omni Taxi Aéreo – Data: 02/06/2021 – Horário: 19:35 – Site/instalação: SS-75 (Ocean Courage – sonda em recebimento)
Descrição: Durante treinamento de voo noturno ocorreu colisão do helicóptero contra o helideck da Unidade SS-75, levando ao tombamento do mesmo sem incêndio, apenas fumaça, a qual foi combatida pela brigada da unidade com uso de espuma. Tripulação conseguiu evacuar o helicóptero por conta própria com pequenas escoriações (Classe 1). Helicóptero se encontra fora do helideck, entre o casario e o riser bay. Situação atual sob controle, disponibilidade do helideck em análise.
Dados do(s) Acidentado(s):
- Função/Cargo do acidentado: a ser confirmado
- Tempo de experiência na função: a ser confirmado
- Tempo de experiência na empresa: a ser confirmado
- Situação atual (estado de saúde): Estável. Atendimento de primeiros socorros.
- Ações adotadas: Motor resfriado com uso de espuma. Em estudo estaiamento da aeronave até definição de procedimento de resgate.
- Operação/instalação paralisada: Recebimento Paralisado.
- Necessário desembarque: Em avaliação
- Necessário resgate aeromédico: Em avaliação