Com 2.221 vagas abertas, o Caminho da Capacitação amplia a oferta de cursos gratuitos na Baixada Santista, leva formações em carretas itinerantes e entidades parceiras e reforça a qualificação profissional em áreas como gastronomia, tecnologia, beleza, mecânica e cuidados com idosos.
2.221 vagas em cursos gratuitos estão disponíveis na Baixada Santista pelo Caminho da Capacitação, iniciativa do Fundo Social. As inscrições seguem abertas para moradores da região, com aulas entre 8 e 18 de junho.
Cursos gratuitos chegam à Baixada Santista
A etapa inclui Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Com a ampliação, o programa passa a atender toda a Baixada Santista e conclui sua expansão para as 16 regiões administrativas do Estado de São Paulo.
As formações serão realizadas em carretas itinerantes equipadas para aulas práticas. A estrutura permite levar qualificação às cidades, aproximando os moradores de cursos voltados à entrada, permanência ou recolocação no mercado de trabalho.
-
Agora é oficial: programa Reação Offshore disponibiliza 90 vagas gratuitas para capacitação profissional no setor de óleo e gás, impulsionando a formação de mão de obra especializada em um mercado que segue expandindo investimentos e operações no Brasil
-
A Fiocruz abriu 30 mil vagas em um curso gratuito online sobre saúde mental no trabalho, com certificado e inscrição pelo Campus Virtual, sem prova de seleção
-
A FGV liberou 216 cursos gratuitos online com certificado e acesso imediato, sem processo seletivo e sem prazo, em áreas como administração, marketing e Inteligência Artificial
-
Últimos dias: o IFRS está com mais de 200 cursos gratuitos de educação a distância e com certificado, e as inscrições vão só até 30 de junho
Áreas incluem gastronomia, tecnologia e beleza
As turmas abrangem áreas como gastronomia, moda, beleza e bem-estar, tecnologia, mecânica, hospitalidade, cuidados com pets e formação para cuidadores de idosos. A oferta busca atender perfis variados de trabalhadores e pessoas interessadas em aprender uma nova atividade.
Além das carretas, o Caminho da Capacitação também atenderá comunidades acompanhadas por 16 Organizações da Sociedade Civil parceiras. Nessas entidades, haverá capacitações em gastronomia, beleza e bem-estar, artesanato, tecnologia, administração, elétrica e cuidados com idosos.
As cargas horárias variam entre 20 e 40 horas, conforme o curso escolhido. As aulas nas OSCs ocorrerão nas próprias instituições, ampliando o alcance da iniciativa em áreas já acompanhadas por organizações locais.
Inscrições seguem abertas
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site cursofussp.sp.gov.br. No endereço, os interessados encontram informações sobre cursos, cronograma e locais de atendimento.
As vagas são limitadas e permanecem abertas até o preenchimento das turmas ou até o segundo dia de aula em cada município. Promovido pelo Fundo Social de São Paulo, o programa integra o SuperAção SP e já formou mais de 14 mil alunos em 290 municípios paulistas.
