Universidade de Tocantins implanta usinas de energia solar com 1375 painéis solares

Valdemar Medeiros
por
-
28-06-2021 15:06:25
em Energia Renovável
Tocantins - energia solar - painéis solares - usinas Painéis solares da usina na Universidade Unicatólica – Foto: Jordania Negreiros

Uma Universidade do Tocantins instalou usinas de energia solar com mais de 1.000 placas solares, aproveitando a ótima irradiação do estado, que é considerada a melhor da região norte

O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) instalou usinas de energia solar nas dependências das unidades 1 e 2 com mais de 1.000 painéis solares. A implantação na universidade tem o objetivo de gerar diversas ações sustentáveis, já que a instituição é comprometida com o desenvolvimento social.

Leia também

Usinas de energia solar da universidade possuem 1.375 painéis solares

Ao todo, foram instalados 1.375 painéis solares de 400 Wp que atingiram uma potência total de 550 kWp. A instalação das usinas na universidade do Tocantins fazem parte de um conjunto de metas para que a instituição seja, até 2022, um Centro Universitário de referência em serviço educacional no norte do país.

Outro objetivo é também ir de acordo com os valores da instituição com inovação e excelência assumindo atitudes proativas, sempre buscando qualidade e gerando resultados sustentáveis.

Além disso, a universidade do Tocantins já é certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e possui o Selo de Instituição Socialmente Responsável 2019-2020.

A importância de projetos de energia solar

De acordo com o reitor da universidade, professor doutor Gillianno Mazzetto, a ação das usinas com mais de mil painéis solares é fundamental, assim como outros projetos sustentáveis. Ele afirma que a universidade pretende cada vez mais se tornar uma instituição global, então precisa pensar naquilo que a humanidade busca, como a restauração dos ecossistemas. Desse modo, a instituição acolhe a proposta feita pela Organização das Nações Unidas.

Tocantins se destaca no setor de energia solar

Principalmente no período de seca, o uso da energia solar no Tocantins obteve um aumento significativo, totalizando 30% nos últimos anos. Além de contribuir com a sustentabilidade, a instalação de painéis solares na região ajuda os moradores a economizar na hora de pagar a conta de luz, favorecendo ainda mais sua utilização.

No mês de março, o estado recebeu uma nova usina após um investimento de R$ 1 bilhão, mais precisamente no município de Colinas. A usina terá uma potência instalada de 300 Megawatts.

De acordo com o Altas Solarimétrico, o estado possui altos níveis de incidência solar, contribuindo de forma direta para ter uma eficiência melhor nos painéis de energia solar e geração limpa, renovável e gratuita. O estado leva o título de melhor estado com irradiação solar da região norte do Brasil, se desenvolvendo constantemente em tecnologias.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.