Empresa de Energia Solar discute a criação de um projeto de parque solar flutuante em Tocantins

Valdemar Medeiros
por
-
05-10-2020 12:27:53
em Energia Renovável
energia solar - parque solar - Tocantins parque de energia solar flutuante em TO

Moradores de Tocantins apostaram na energia solar como solução para período de seca e também como forma de redução de gastos com contas de luz.

Durante o período de seca em Tocantins, a procura por painéis de energia solar aumentou 30%. Os moradores que possuem painéis solares em suas residências afirmam que a energia solar é energia de baixo custo e de forma mais ecológica, e uma empresa deseja agora instalar um parque de energia solar flutuante.

Leia também

Secretarias de Tocantins se reúnem para discutir o projeto

Na ultima terça-feira (29) o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) receberam alguns representantes da empresa Energia solar LM, que serão responsáveis pela retirada do parque solar do papel.

O projeto visa atender os produtores rurais, mas também pode acabar beneficiando alguns moradores da região. A técnica a ser utilizada é uma técnica nova no Brasil, painéis solares flutuantes que ficarão planando sob a agua e gerando energia solar para os agricultores da região.

Pequena usina de energia solar flutuante

Como mencionado anteriormente, esse tipo de tecnologia, já é utilizada em outros países, principalmente em lagos, lagoas e estações de tratamento de águas. O objetivo de uma usina solar flutuante em alguns casos é produzir energia para o bombeamento de água que será destinada a agricultura.  

Mas, não se trata apenas disso, a energia produzida por esse tipo de usina também contribui para a diminuição da taxa de evaporação dos reservatórios e até para a redução da proliferação de algas, em decorrência do sombreamento. Uma usina de energia solar flutuante é uma central geradora de energia movida pela luz do sol, assim como uma usina solar em terra, porém instalada sobre a superfície da água.  

Para isso, é necessária a utilização de flutuadores, que são as estruturas que suportam os módulos (placas) solares sobre a água. Uma placa fotovoltaica pode pesar até 25 kg, por isso essas estruturas devem ser bem resistentes.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.