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Localização MS, MT Tempo de leitura 4 min de leitura

UFMS vai construir eletroposto movido a energia solar e sem fio para abastecimento de carros elétricos e bicicletas na universidade

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/11/2021 às 11:35
UFMS - eletroposto - carros elétricos - energia solar - universidade
Maquete digital do futuro eletroposto. (Foto: Reprodução projeto) – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

A UFMS está trabalhando em um eletroposto que utiliza energia solar para abastecer bicicletas e carros elétricos. A instituição implementará mais de 5.770 placas solares até próximo ano.

Um projeto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de energia solar pretende desenvolver um eletroposto para abastecer bicicletas e carros elétricos na universidade. A proposta conta com o financiamento da Global Participações em Energia S/A e é coordenada pelo professor de Engenharia Elétrica, Ruben Barros Godoy. Informações da UFMS, afirmam que o eletroposto usará a energia solar e funcionará sem fio para o abastecimento dos veículos. De acordo com Edson Antônio Batista, um dos integrantes do grupo de pesquisadores da universidade envolvidos no projeto, a operação de cada estágio de potência, assim como o do sistema como um todo, será avaliado da melhor forma por meio de resultados experimentais para a transmissão sem fio de até 5 kW.

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Eletroposto da UFMS promete duas vertentes

De acordo com Edson, o projeto do eletroposto para bicicletas e carros elétricos conta com duas vertentes, onde uma usará tecnologias comerciais de carregamento emergentes no cenário brasileiro, que a UFMS está adquirindo e instalando para o uso da comunidade e a segunda, é a parte de desenvolvimento de produtos como carregamento sem fio, por exemplo, que conta com uma abrangência internacional.

Além de Ruben Barros Godoy, o projeto do eletroposto movido a energia solar também conta com a participação dos professores, técnicos, estudantes de graduação e pós graduação: Lucas Gutierrez da Silva, Nicholas Delben de Andrade, Moacyr Aureliano Gomes de Brito, Anderson da Silva Volpato, Sandro Petry Laureano Leme, Luis Felipe da Silva Carlos Pereira, Artur Alves de Carvalho, Fernanda Morais Balta, Matheus Arakaki de Souza, Guilherme Anderson de Bragança Fernandes e José Luiz Moreira Júnior.

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O grupo estaca que a proposta também conta com financiamento, além da Global Participações, das empresas: Itiquira Energética, Companhia Energética Manauara, Alcoa, Baesa, Sefac, Companhia Energética Potiguar, Grupo Equatorial, Companhia Geração de Energia Pilão.

Eletroposto da UFMS usará o restante da energia para que os valores faturados de energia elétrica sejam reduzidos

Segundo os pesquisadores, o eletroposto para carros elétricos abrangerá a modelagem, projeto e a instalação dos vários estágios de potência buscando uma operação estável, um rendimento e uma robustez elevada, baixo custo e baixo tempo de recarga dos carros elétricos.

Está previsto ainda que o carregador permita um fluxo de potência bidirecional, isto é, a carga das baterias dos carros elétricos serão usadas para aliviar a rede elétrica em momentos de pico, para que os valores faturados de energia elétrica sejam reduzidos.

De acordo com o grupo, outro benefício do eletroposto movido a energia solar da UFMS será a flexibilidade do sistema que é feito com uma microrrede: acumulador dos próprios carros elétricos, acumulador secundário, do gerador de energia solar e da própria rede de distribuição de energia elétrica.

UFMS instalará mais de 5.770 placas fotovoltaicas

Além do eletroposto para carros elétricos, a UFMS também tem investido na energia solar e deve instalar 5.776 placas solares até o próximo ano. De acordo com Augusto Malheiros, pró-reitor de administração e infraestrutura, o investimento é de R$ 8,38 milhões e gerará à instituição uma economia de aproximadamente 245 mil KWh por mês na conta de energia.

Segundo Augusto, a eletricidade é direcionada para a rede que abastece o centro universitário. Com a pandemia ocorreu um pequeno atraso nessa instalação, mas acredita – se que no início do próximo ano, todas as usinas já estejam em atividade.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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