UFMG e UFV receberão usinas de energia solar com 1.600 módulos de captação para abastecimento de seus campi

Valdemar Medeiros
por
-
11-05-2021 11:21:50
em Energia Renovável
UFMG - usinas - UFV - energia solar -campi Usina Fotovoltaica UFV-unidade-Ri Paranaiba – credito-arquivo- Ownergy-Solar

Universidades de Minas Gerais, UFMG e UFV, receberão, até o segundo semestre desse ano, três novas usinas de energia solar para abastecimento próprio de seus campis  

Duas das mais importantes universidades federais do Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) acabam de entrar para o marco histórico da energia renovável e receberão um total de três novas usinas de energia solar fotovoltaica para abastecimento de seus campi, com um total de 1.600 módulos de captação.

Leia também

Usina de energia solar da UFMG contará com 700 módulos fotovoltaicos  

Iniciando com a usina de energia solar que será instalado no telhado da UFMG e que deve ocupar uma área equivalente a 2.015m2, com 700 módulos fotovoltaicos espalhados pelo telhado, a área da UFMG deve captar muita energia solar, uma vez que terá 278 kWp de potência, segundo o professor titular de engenharia elétrica da UFMG, Braz de Jesus.               

Apenas com a usina de energia solar do telhado do Centro de Atividade Didática (CAD), o campus já teria autonomia suficiente para abastecer mais de três prédios da área e injetar o restante para abater o consumo do prédio principal.

Mais de 1.000 painéis solares serão implantados nas novas usinas solar de MG

 

  • usina solar UFMG - UFV - energia solar
  • usina solar UFMG - UFV - energia solar
  • usina solar UFMG - UFV - energia solar
  • usina solar UFMG - UFV - energia solar
  • usina solar UFMG - UFV - energia solar

Somando uma potencia de 660 kWp, as usinas de energia solar do campi da UFMG e UFV devem alcançar um total  equivalente a 450 residências, com um consumo médio de apenas R$ 170 mensais com energia elétrica e ocuparão cerca de 7.000m2.  

Os investimentos aplicados para retirada do projeto das novas usinas de energia solar na UFMG e UFV vão muito além do fator economia. Com a geração de uma energia renovável e limpa, os campi acabam contribuindo para redução dos níveis de co2, além, é claro, da viabilização e ampliação do conhecimento dos próprios alunos da região sobre o assunto.

Aumento das energias renováveis gera otimismo para que o mundo alcance as metas climáticas

Quantos PAINEIS SOLARES eu PRECISO para praticamente ZERAR minha CONTA DE LUZ

O chefe da Agência Internacional de Energia (AIE) afirma que está mais otimista de que o mundo alcançará seus objetivos climáticos depois que foi revelada a expansão da eletricidade renovável em seu ritmo mais rápido em duas décadas.

A atualização do mercado de energia renovável da IEA, na terça-feira, revelou que a quantidade de capacidade de eletricidade renovável adicionada em 2020 aumentou 45%, para 280 gigawatts, o que ela afirma ser o maior aumento ano a ano desde 1999.

“As energias eólicas e solar estão nos dando mais motivos para sermos otimistas sobre nossos objetivos climáticos, pois eles quebram recorde após recorde. No ano passado, o aumento da capacidade renovável foi responsável por 90% de toda a expansão do setor de energia global ”, disse o diretor executivo da IEA, Fatih Birol.

“Os governos precisam aproveitar esse momento promissor, por meio de políticas que incentivem um maior investimento em energia solar e eólica, na infraestrutura de rede adicional que exigirão e em outras tecnologias renováveis importantes, como energia hidrelétrica, bioenergia e geotérmica. Uma expansão massiva da eletricidade limpa é essencial para dar ao mundo uma chance de atingir suas metas líquidas zero.”

De acordo com a última atualização de mercado da IEA, as adições de capacidade eólica global quase dobraram no ano passado, com 114 GW, enquanto houve uma expansão de 23% das novas instalações solares fotovoltaicas, indo para quase 135 GW.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.