Início Toyota se destaca propondo novas tecnologias com motores de combustão a hidrogênio 100% ecológicos

Toyota se destaca propondo novas tecnologias com motores de combustão a hidrogênio 100% ecológicos

4 de agosto de 2022 às 13:55
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Toyota se destaca propondo novas tecnologias com motores de combustão a hidrogênio que são 100% ecológicos
Motor de combustão a hidrogênio. Os japoneses não desistem – imagem: Reprodução/Razão Automóvel

A Toyota está planejando desenvolver novas tecnologias em motores de combustão a hidrogênio para carros híbridos, com foco nos clientes que sentem falta do “ronco” do motor.

Com a aprovação da COP26, diversas montadoras de todo o mundo estão focadas nas reduções de dióxido de carbono e CO₂ em seus veículos. Uma dessas empresas é a Toyota, que vem demonstrando estar antenada, propondo novas tecnologias que envolvem seus motores de combustão a hidrogênio. O futuro vem exigindo de montadoras ao redor do mundo a mitigação das emissões de dióxido de carbono e CO₂ em seus veículos.

Toyota propõe motor de combustão a hidrogênio

OS MOTORES DE COMBUSTÃO A HIDROGÊNIO 100% ECOLÓGICOS DA TOYOTA

Desde a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, (COP26), este processo se consolidou ainda mais, sendo assim, novas tecnologias estão sendo apresentadas, como os carros híbridos, elétricos, com motor a hidrogênio e biocombustível.

Artigos recomendados

A novidade foi a intensificação da produção de carros elétricos, mas que para diversas pessoas, parece que algo está faltando, isto é, a emoção de ouvir o “ronco” do motor. Até hoje, os motores elétricos não trouxeram a mesma emoção ao elevar sua potência a altas velocidades.

Pensando ainda mais no consumidor, a Toyota está com uma proposta de trazer ao mercado motores de combustão a hidrogênio com um ótimo desempenho ambiental. No último ano, a Toyota anunciou que está desenvolvendo um motor 1.6 movido a hidrogênio de três cilindros em linha. Também em 2021, a empresa colocou seu projeto em testes severos.

Na verdade, a Toyota vem realizando pesquisas sobre um motor de combustão a hidrogênio desde 2017, mas ainda sem previsão de trazer este tipo de propulsor ao mercado.

Montadora japonesa realiza testes em seus veículos

O presidente e diretor-executivo da Toyota, Akio Toyoda, afirma que a montadora deu o primeiro passo para testar e desenvolver seu motor a hidrogênio, com a mentalidade necessária para enfrentar o desafio. Toyoda afirma que as coisas podem parecer um pouco diferentes daqui há 10 anos e espera que as pessoas olhem para trás e vejam como a empresa aborda o desafio com positividade, aproveitando cada momento.

O motor a hidrogênio foi instalado em um carro parecido ao Corolla Sport, feito para corridas. A combustão destes motores de combustão a hidrogênio ocorre 7 vezes mais rápido se comparado à gasolina, resultando em uma boa responsividade, entretanto há a necessidade de desenvolver uma injeção que possa suportar esta queima.

O ronco do motor a hidrogênio traz de volta a mesma sensação de ouvir o motor a gasolina. Se trata do motor G16e-GTS turbo alimentado, isto é, o mesmo motor equipado no Yaris GR movido a gasolina, entretanto, modificado para o uso a hidrogênio.

Carro da Toyota com motor a hidrogênio bate recorde

Embora tenha participado de corridas, o modelo ficou abaixo do esperado, se comparado ao que seria ideal. Entretanto, o motor a combustão do hidrogênio da Toyota conseguiu percorrer 1.634 km em 24h sem quebrar.

Basicamente o propulsor inovador da empresa é alimentado por tanques de hidrogênio, comprimido a 700 bar de pressão. Seu funcionamento lembra muito aos motores de gasolina. Como um motor comum, ele possui quatro tempos, isto é, admissão, explosão, compressão e exaustão, tendo um sistema de injeção direta.

A explosão ocorre por meio do encontro do oxigênio e do hidrogênio, saindo apenas vapor de água pelo escapamento. A única emissão que o motor a hidrogênio pode gerar é o consumo de óleo do cárter, que poderia ser aprimorado com o tempo.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes