Desde a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas , (COP26), este processo se consolidou ainda mais, sendo assim, novas tecnologias estão sendo apresentadas, como os carros híbridos, elétricos, com motor a hidrogênio e biocombustível.
A novidade foi a intensificação da produção de carros elétricos, mas que para diversas pessoas, parece que algo está faltando, isto é, a emoção de ouvir o “ronco” do motor . Até hoje, os motores elétricos não trouxeram a mesma emoção ao elevar sua potência a altas velocidades.
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —
TECNOLOGIA E SMARTPHONES – MERCADO LIVRE
Pensando ainda mais no consumidor, a Toyota está com uma proposta de trazer ao mercado motores de combustão a hidrogênio com um ótimo desempenho ambiental. No último ano, a Toyota anunciou que está desenvolvendo um motor 1.6 movido a hidrogênio de três cilindros em linha. Também em 2021, a empresa colocou seu projeto em testes severos.
Na verdade, a Toyota vem realizando pesquisas sobre um motor de combustão a hidrogênio desde 2017, mas ainda sem previsão de trazer este tipo de propulsor ao mercado.
Montadora japonesa realiza testes em seus veículos
O presidente e diretor-executivo da Toyota, Akio Toyoda , afirma que a montadora deu o primeiro passo para testar e desenvolver seu motor a hidrogênio, com a mentalidade necessária para enfrentar o desafio. Toyoda afirma que as coisas podem parecer um pouco diferentes daqui há 10 anos e espera que as pessoas olhem para trás e vejam como a empresa aborda o desafio com positividade, aproveitando cada momento.
O motor a hidrogênio foi instalado em um carro parecido ao Corolla Sport, feito para corridas. A combustão destes motores de combustão a hidrogênio ocorre 7 vezes mais rápido se comparado à gasolina, resultando em uma boa responsividade, entretanto há a necessidade de desenvolver uma injeção que possa suportar esta queima.
O ronco do motor a hidrogênio traz de volta a mesma sensação de ouvir o motor a gasolina. Se trata do motor G16e-GTS turbo alimentado, isto é, o mesmo motor equipado no Yaris GR movido a gasolina, entretanto, modificado para o uso a hidrogênio.
Carro da Toyota com motor a hidrogênio bate recorde
Embora tenha participado de corridas, o modelo ficou abaixo do esperado, se comparado ao que seria ideal. Entretanto, o motor a combustão do hidrogênio da Toyota conseguiu percorrer 1.634 km em 24h sem quebrar.
Basicamente o propulsor inovador da empresa é alimentado por tanques de hidrogênio, comprimido a 700 bar de pressão. Seu funcionamento lembra muito aos motores de gasolina. Como um motor comum, ele possui quatro tempos, isto é, admissão, explosão, compressão e exaustão, tendo um sistema de injeção direta.
A explosão ocorre por meio do encontro do oxigênio e do hidrogênio, saindo apenas vapor de água pelo escapamento. A única emissão que o motor a hidrogênio pode gerar é o consumo de óleo do cárter, que poderia ser aprimorado com o tempo.