Início Stellantis assina acordo para utilizar ‘lítio limpo’ na produção de baterias para carros elétricos

Stellantis assina acordo para utilizar ‘lítio limpo’ na produção de baterias para carros elétricos

7 de junho de 2022 às 13:14
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Stellantis - baterias - carros elétricos - lítio - lítio limpo
Produção de baterias a base de lítio – imagem: Automotive Now/Reprodução

A Stellantis assinou um novo acordo para reforçar o uso de ‘lítio limpo’ para a produção de baterias de carros elétricos. A expectativa é que a empresa conte com mais de 25 mil toneladas métricas de lítio anuais.

A Stellantis fechou um acordo para expandir a aquisição de lítio de baixa emissão da Controlled Thermal Resources (CTR). O material é bastante comum na produção de baterias para carros elétricos e estará presente em mais de 25 lançamentos inéditos da montadora nos Estados Unidos.

Stellantis utilizará ‘lítio limpo’ para apoiar seus lançamentos de carros elétricos

A montadora contará com mais de 25 mil toneladas métricas de lítio limpo por ano por uma década para seus carros elétricos. Segundo a própria Stellantis, o projeto da CTR tem como objetivo recuperar o lítio de salmouras geotérmicas, por meio da energia sustentável e vapor para a geração de produtos de lítio de grau de bateria em processo integrado de círculo fechado, o que exclui a necessidade de lagoas de salmoura de vaporação, combustíveis fósseis em processamento e minas a céu aberto. A capacidade de produção da CTR é de 300 mil toneladas métricas por ano.

Artigos recomendados

O lítio limpo apoiará os lançamentos inéditos de carros elétricos da Stellantis nos Estados Unidos e metade das vendas de veículos movidos a bateria planejadas até o início da próxima década. A montadora também investiu para expandir a capacidade da bateria de 140 GWh para aproximadamente de 400 GWh, tecnologia criada em indústrias de baterias na América do Norte e Europa, ao lado de parceiros.

Segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, na luta contra o efeito estufa, consolidar a cadeia de fornecimento de carros elétricos a bateria para apoiar as ousadas ambições de eletrificação é totalmente crítico. O executivo também afirma que garantir que a Stellantis possua um suprimento de lítio robusto, de baixo carbono e competitivo de vários parceiros em torno do mundo, torna possível que a empresa cumpra com seus planos agressivos de produção de carros elétricos de forma responsável.

Fabricante estima venda de 5 milhões de carros elétricos por ano

De acordo com o CEO da CTR, Rod Colwell, este acordo definitivo com a Stellantis desenvolve uma nova referência para a indústria automotiva nos Estados Unidos. Garantir o lítio limpo gerado a partir de energia renovável contribui com a descarbonização ainda mais a cadeia de suprimentos de baterias que disponibiliza carros elétricos, que são mais limpos e com menos impacto ao meio ambiente.

Como parte do plano estratégico Dare Foward 2030, a Stellantis anunciou seus planos de vender globalmente 5 milhões de carros elétricos por ano até 2030, atingindo 100% do mix de vendas de carros de passeio BEV na Europa e também 50% de veículos de passeio e comerciais leves BEV na América do Norte.

Segundo o executivo da montadora, a garantia do lítio limpo gerado com energia sustentável, contribui com a descarbonização da cadeia de suprimentos de baterias que, por sua vez, traz carros mais sustentáveis e com menos impacto ao meio ambiente.

Sobre a empresa

A Stellantis N.V é uma das principais montadoras de automóveis, além de ser uma grande fornecedora de mobilidade do mundo.

Suas marcas icônicas e históricas incorporam a paixão de seus fundadores visionários e também dos clientes em seus produtos e serviços inovadores, incluindo Abarth, Chrysler, Alfa Romeo, Dodge, Citroën, DS Automobiles, Jeep, Lancia, Fiat, Maserati, Peugeot, Opel, Ram, Free2move, Vauxhall e Leasys.

A empresa é alavancada por sua diversidade, liderando a forma como o mundo se move e visando sempre se tornar a melhor empresa de mobilidade sustentável, enquanto cria valor para todos os acionistas e as comunidades onde opera.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes