1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Statkraft conclui compra da Enerfín e inclui nove parques eólicos no seu portfólio no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Statkraft conclui compra da Enerfín e inclui nove parques eólicos no seu portfólio no Brasil

Escrito por Corporativo
Publicado em 24/05/2024 às 19:02
Statkraft conclui compra da Enerfín
Foto: Mariana Pupo

Empresa se torna uma das 10 maiores geradoras de energia eólica do país

Brasil, 23 de maio de 2024: A Statkraft, líder em energia hidrelétrica e maior geradora de energia renovável da Europa, anunciou hoje a conclusão da compra da Enerfín, subsidiária renovável da espanhola Elecnor. Esta transação adiciona um portfólio de 1.5 GW de projetos em operação e construção globalmente. No Brasil, a empresa agregará mais nove parques eólicos, somando 632 MW, localizados no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte.

A aquisição inclui um robusto portfólio de projetos em diversos estágios de desenvolvimento. Em Pernambuco, está em construção um parque solar com potência instalada de 68 MW. Com a aquisição, a empresa ultrapassa 2.2 GW em energia renovável no Brasil, consolidando-se como uma das principais geradoras de energia eólica do país.

Estrutura organizacional e expansão

A transação foi finalizada após a obtenção das autorizações necessárias, conforme comunicado no final do ano passado. A Statkraft incorporará cerca de 40 novos profissionais, totalizando mais de 370 colaboradores no Brasil. A estrutura organizacional e a liderança executiva da empresa no país serão mantidas.

Fernando De Lapuerta, CEO da Statkraft no Brasil, afirmou que a conclusão desta compra marca a consolidação de um período intenso de aquisições. “Esta aquisição reforça os nossos esforços em contribuir para uma matriz energética brasileira mais renovável. O Brasil é um país prioritário e estratégico para a Statkraft. Continuaremos focados em nossos projetos solares e na comercialização de energia”, destacou De Lapuerta.

Aquisições e consolidações no Brasil

No ano passado, a Statkraft anunciou e concluiu a compra de dois parques eólicos da EDP Renováveis, localizados no Rio Grande do Norte. Além disso, adquiriu 18,69% do capital da Statkraft Energias Renováveis (SKER) que pertencia à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).

Em 2024, a SKER está focada na construção e inauguração de projetos greenfield. Em breve, iniciarão as obras dos primeiros solares híbridos no país: Ventos de Santa Eugênia Solar e Morro do Cruzeiro Solar, na Bahia. As usinas devem começar a operar em 2025, com uma potência instalada de 228 MW (275MWp) de geração solar fotovoltaica.

A SKER também finalizará as obras do parque eólico Morro do Cruzeiro, uma extensão do Complexo Brotas de Macaúbas, na mesma região. Este parque gerará cerca de 386 GWh de energia renovável por ano, suficiente para abastecer 190 mil residências.

Impacto global

A aquisição da Enerfín representa um grande salto para a Statkraft no cenário global. Na Espanha, a empresa entrou para o Top 10 de geração de energia eólica. Birgitte Ringstad Vartdal, CEO do grupo, destacou a expertise que os novos colaboradores agregarão à companhia. “Valorizamos a competência e a experiência bem-sucedida dos projetos renováveis desenvolvidos pela Enerfín”, ressaltou.

Com a transação, a Statkraft adiciona um portfólio de 1,5 GW de projetos eólicos e solares em operação e construção, além de um pipeline de projetos para desenvolvimento. O portfólio oferece oportunidades significativas para o repowering de parques eólicos, bem como possibilidades de hibridização e armazenamento em baterias.

Sobre a Statkraft

Com mais de 6 mil funcionários em mais de 20 países, a Statkraft é uma das líderes em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo norueguês produz energia hidrelétrica, eólica, solar, a gás e fornece aquecimento urbano.

Fonte: Mariana Pupo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x