Shell e Gerdau fecham parceria inédita para investimentos em uma nova usina de energia solar no estado de MG

Valdemar Medeiros
por
-
17-07-2021 12:30:39
em Energia Renovável
Shell - Gerdau - investimentos - MG - energia solar - usina Projeto pioneiro no País combina captação eólica e solar. Empresas buscam autossuficiência em meio à crise hídrica – créditos: Sergio vieira

Com o objetivo de caminharem juntas rumo a sustentabilidade, a Shell Brasil e Gerdau estabeleceram ideias para uma joint venture de investimentos na instalação de uma nova usina de energia solar em MG

A Shell Brasil e a Gerdau fecharam uma parceria de cooperação para efetuar investimentos em uma usina de energia solar no município de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais (MG). A parceria estabelece ideias iniciais para a criação e discussão de uma nova joint venture.

Leia também

Nova usina de energia solar em MG terá capacidade de 190 MW

A usina que recebeu o nome de Aquarii terá uma capacidade instalada de 190 MW e fornecerá uma parte da energia sustentável para o mercado livre de energia, por meio da comercializadora de energia da Shell e outra parte para as unidades de Produção de aço da Gerdau, a partir do ano de 2024. A joint venture de energia solar, terá participação igualitária das duas empresas e compõe a estratégia de descarbonização e transição energética das companhias.

Se trata de um passo voluntário da Shell Brasil na oferta de mais serviços e produtos que venham da energia renovável, que está completamente alinhada com a busca de uma matriz energética mais limpa pela Gerdau.

O investimento em energia solar também venderá eletricidade para consumidores livres, contribuindo com o aumento do parque gerador do estado de MG e com a segurança energética da região com mais energia sustentável.

O primeiro projeto de energia solar da Shell no Brasil

De acordo com Guilherme Perdigão, Diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, este o primeiro investimento da empresa em energia solar fotovoltaica no país, um marco que diversifica a atuação da Shell no Brasil.

Segundo o executivo, a presença de um aliado como a Gerdau neste caminho enche a sua empresa de orgulho e é um ponto de confiança neste propósito, na Shell e em sua capacidade como criadora de soluções de energia para os consumidores.

Executivo da Gerdau fala sobre a parceria com a Shell

O vice-presidente da Gerdau, Juliano Prado, completa que a Joint Venture para desenvolver e operar a usina de energia solar em MG compõe um grande plano de investimentos em energias sustentáveis nas Américas.

A iniciativa fortalece o compromisso com a inclusão de fatores ESG e a visão de longo prazo da companhia como pilares essenciais para as decisões da empresa.

Segundo o executivo, a parceria com a Shell garantirá uma tecnologia e experiência de ponta no setor de energia solar, o que resultará em uma maior eficiência e uma oportunidade de autoprodução, reforçando o comprometimento da Gerdau com um futuro livre de poluição.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.