MENU
Menu
Início Shell contrata Helix Energy para projeto de descomissionamento de poços de petróleo localizados na Bacia de Campos

Shell contrata Helix Energy para projeto de descomissionamento de poços de petróleo localizados na Bacia de Campos

5 de novembro de 2022 às 12:59
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O contrato entre a Shell e a Helix Energy prevê a utilização de tecnologia no descomissionamento de poços de petróleo na Bacia de Campos
Fonte: EPBR

A petroleira pretende continuar com seu compromisso no descomissionamento de poços na Bacia de Campos. O contrato entre a Shell e a Helix Energy prevê a utilização de tecnologia de ponta para garantir mais eficiência no projeto.

A companhia de petróleo e gás natural Shell Brasil acaba de firmar um novo e importante contrato para suas operações no país. Trata-se de um acordo com a empresa Helix Energy, que já foi assinado recentemente. A empresa de soluções marítimas fornecerá à petroleira o navio de intervenção de poços Q7000. Ele será responsável pelo projeto de descomissionamento dessas estruturas na região da Bacia de Campos, localizada na região Sudeste do Brasil.

Projeto de descomissionamento dos poços de petróleo da Shell na Bacia de Campos contará com serviços de ponta da Helix Energy

Mais um contrato de grande relevância ao setor nacional de petróleo e gás natural acaba de ser firmado. 

Artigos recomendados

Dessa vez, a petroleira Shell estava em busca de garantir os melhores serviços para o desenvolvimento do seu projeto de descomissionamento de poços na região da Bacia de Campos. 

Para isso, ela assinou um contrato com a fornecedora de serviços marítimos e de energia Helix Energy, que agora fará parte da campanha da Shell. 

O escopo de trabalho inclui serviços de plug e abandono em poços submarinos localizados nos campos de Bijupira e Salema.

A petroleira pretende dar início ao processo de descomissionamento das estruturas na Bacia de Campos já durante o início do ano de 2024. 

O contrato com a Helix Energy prevê o fornecimento dos serviços até o fim do período de 12 meses, mas pode ser estendido conforme a necessidade de ambas as partes. 

Navio Q7000 da Helix Energy será o responsável pelo projeto de descomissionamento dos poços da Shell em 2024

Para o desenvolvimento das operações de descomissionamento dos poços da Shell na Bacia de Campos em 2024, a Helix Energy fornecerá o navio Q7000, baseado em um sistema de riser de intervenção de 10k (IRS) e veículos operados remotamente (ROVs).

“Este é mais um passo à frente na execução de nossos objetivos estratégicos, que inclui contribuir para a transição energética, fornecendo os melhores serviços de descomissionamento da categoria e líderes globais. Estamos ansiosos para continuar nosso relacionamento com a Shell”, comentou o vice-presidente executivo e diretor de operações da Helix, Scotty Sparks.

O navio Q7000 possui capacidade de realizar intervenções operacionais em poços de 85 a 3000 metros de lâmina d’água, em razão dos seus sistemas DP3 e o IRS. 

Ele ainda possui um plano de convés aberto e configuração triaxial e pode realizar uma série de operações de aprimoramento de produção, incluindo limpeza de poço e suporte ao desenvolvimento de campo.

Por fim, o navio da Helix Energy possui sistemas de suspensão, remoção de tubulação e árvore recuperação, essenciais para o desenvolvimento de operações de descomissionamento de poços. 

Dessa forma, ele será responsável por trazer mais eficiência, segurança e qualidade no projeto de descomissionamento das estruturas da Shell na região da Bacia de Campos ao longo dos próximos anos. 

Saiba mais sobre a companhia Helix Energy

A Helix Energy Solutions é uma empresa internacional de serviços de energia offshore que fornece serviços especializados para o setor de energia offshore, com foco em operações de intervenção em poços e robótica.

Ela possui um sucesso histórico como empreiteira de descomissionamento de campo completo e acreditamos que a pressão regulatória para plug e descomissionamento (“P&A”) e transição para energia renovável facilitará o crescimento contínuo da carteira de descomissionamento.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR