Parceria inédita traz nova fábrica de vidros ao Rio de Janeiro, com investimento de R$ 100 milhões e promessa de gerar milhares de empregos, impulsionando a economia local de forma significativa.
A Prefeitura de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, começou as tratativas para construir uma nova fábrica de vidros, sendo esta a primeira do país, com previsão para gerar 2.500 empregos e com estimativa de receber R$ 100 milhões de investimentos. O projeto visa preencher uma lacuna nacional na produção de vidro e será erguido em parceria com a empresa Oz Earth e o Movimento Sem Terra (MST).
Nova fábrica de vidros terá capacidade para produzir até 250 toneladas
A iniciativa, que promete gerar milhares de empregos no Rio de Janeiro, prevê a instalação de uma nova fábrica de vidros com investimento milionário com capacidade para produzir até 250 toneladas de produtos por dia, sendo 70% de materiais reciclados, com baixo impacto ambiental.
A fábrica será implementada em uma área entre 10 e 15 hectares, ainda em processo de seleção. Segundo o prefeito Washington Quaquá, o objetivo da iniciativa é implementar uma indústria de vidro.
-
Sem mansão, sem alto investimento e sem sala de aula tradicional, professora que vive em casa de 22 m² ensinou alunos a construir uma quitinete de 9 m² com o equivalente a R$10 mil
-
Sem casa própria e pressionada pelo aluguel, jovem de 25 anos comprou um barco pequeno de 15 metros, reformou o interior sozinha aos poucos, transformou o interior com pintura, piso novo, banheiro maior e passou a viver nos canais pagando muito menos por mês
-
Muito antes da construção sustentável virar tendência, a China ergueu fortalezas de barro com vários andares, pátio central e capacidade para até 800 pessoas vivendo em comunidade
-
Ele cansou do aluguel, comprou um ônibus escolar velho, arrancou os bancos, mexeu no teto, reforçou tudo com aço e criou uma casa móvel de dois andares que parece pequena por fora, mas guarda dois quartos por dentro
A partir do material coletado, o intuito é transformá-lo em pastilhas para a construção civil. O Brasil não conta com uma indústria de vidros, sendo assim, a prefeitura está em parceria com o MST e em conversa com duas grandes cervejarias para produzir na nova fábrica de vidros em Maricá, garrafas e potes.
O investimento no projeto que criará milhares de empregos no Rio de Janeiro é de R$ 100 milhões e o mesmo visa gerar 250 postos de trabalho diretos, 1.500 empregos voltados à reciclagem de vidro e 750 vagas indiretas em diferentes etapas da cadeia produtiva.
Entenda o funcionamento da nova fábrica de vidros do Rio de Janeiro
Segundo Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, a equipe da Diretoria de Gestão e Participação da Codemar teve uma conversa muito produtiva durante a reunião, buscando trabalhar para alinhar e fortalecer o projeto no Rio de Janeiro, que receberá investimentos milionários. Ainda está em fase de planejamento, em seguida terá a fase de instalação da nova fábrica de vidros e, logo depois, a operação.
Esse será mais um grande empreendimento que colabora com o desenvolvimento de Maricá, completamente alinhado com os planos do governo.
Mencionando a sustentabilidade do projeto, que criará milhares de empregos, o diretor da Agroindústria da Oz Earth, Leodimar Ferreira, afirmou que um detalhe importante dessa nova fábrica de vidros é que ela não é química, mas sim, física.
Desta forma, não há nenhuma transformação química durante o processo, pegando a areia, principal matéria-prima, e transformando em vidro. São poucos os resíduos industriais durante a fabricação. Sem falar na retirada deste vidro que iria para o meio ambiente, por meio da reciclagem. Com isso, é um impacto ambiental muito baixo.
Benefícios da reciclagem do vidro
O vidro, se descartado no ambiente, não o polui, uma vez que seu material é inerte, ou seja, não se degrada ou se desfaz.
Contudo, considerando o volume nos aterros sanitários, é necessário concordar que o vidro é campeão em entulhos, até porque não pode ser compactado como o papel, podendo se tornar perigosos cacos cortantes.
É possível afirmar que o vidro é o material de embalagem mais amigo da sociedade. Se toda a população se conscientizasse sobre os benefícios da reciclagem do vidro seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com grandes benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Essas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como material, acrescenta a elas o benefício da reciclagem. O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes sem perdas no processo.
Fonte: Prefeitura de Maricá

-
-
-
7 pessoas reagiram a isso.