Renault revela veículos elétricos compactos exclusivamente para serviços de compartilhamento e entregas urbanas

Valdemar Medeiros
por
-
21-06-2021 14:24:07
em Logística e Transporte
Renault - veículos elétricos - compartilhamento - entregas Nova linha de carros elétricos da Renault Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Renault anuncia a sua submarca, composta por três carros elétricos que serão voltados para entregas e serviços de compartilhamento em ambientes urbanos

A francesa Renault anunciou no começo do ano o lançamento da Mobilize, uma submarca de veículos elétricos compactos voltados para entregas urbanas e serviços de compartilhamento. Logo após, revelou também o conceito EZ-1, que deu origem a três carros elétricos. São eles: Duo, Hippo e Bento.

Leia também

Conheça a submarca da Renault focada no mercado de entregas e compartilhamento

A submarca Mobilize é um braço direito da francesa dentro da sua estratégia conhecida como Renaulution, para oferecer serviços de entregas e mobilidade nas cidades através de veículos compartilhados.

O foco também é voltado para a economia circular, trabalhando em como reciclar baterias e desenvolver plataformas atualizadas para o gerenciamento dessas novas demandas.

Veículos elétricos com foco em serviço de compartilhamento da Renault fazem sucesso

O primeiro é o Mobilize DUO, um veículo elétrico de passageiros com dois assentos para serviço próprio de compartilhamento. Ele tem um exterior parecido com o Citroën Ami.

De acordo com a Renault, o Mobilize DUO é até 95% reciclável. Já o Mobilize Bento é projetado para serviços de entregas e também possui uma variante de carga com base no DUO. O Mobilize possui um compartimento traseiro de um metro cúbico para o carregamento de mercadorias.

Por fim, o Mobilize HIPPO é um dos veículos elétricos pequenos para realizar entregas de mercadorias em lugares onde é proibida a circulação de veículos com motores a combustão como, por exemplo, em armazéns fechados ou em regiões centrais das cidades.

Os veículos elétricos de entregas e serviços de compartilhamento da Renault serão equipados com no máximo quatro baterias, com uma capacidade de 2,3 kWh a 9,2 kWh. A reserva de energia não foi informada pela Renault, mas, como base, o Citroën Ami utiliza uma bateria de 5,5 kWh e tem uma autonomia de no máximo 75 quilômetros. Sendo assim, é improvável que os veículos da Mobilize sejam utilizados fora do ambiente urbano.

Renault acelera demanda no mercado de veículos elétricos

A Renault está tentando inovar com seus veículos sustentáveis. A francesa comercializa elétricos no Brasil desde 2013, e o projeto mais recente e inovador foi a ideia de criar carros com baterias removíveis, tendo em vista a demora em que os carros elétricos sofrem para recarregar.

O procedimento de troca pode levar em torno de 5 minutos, um tempo parecido com o reabastecimento de um carro combustão. De acordo com o CEO da empresa, a ideia é ótima, porém ainda há muitas coisas a serem pensadas para que o projeto se torne viável.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.