Reinauguração de fábrica da Alumar acelera geração de empregos e renda no Maranhão

Valdemar Medeiros
por
-
30-04-2022 16:19:52
em Indústria e Construção Civil
Alumar - fábrica - empregos - Maranhão - vagas – Reinauguração da fábrica Redução, da Alumar. (Foto: Handson Chagas)




A Alumar reativou sua fábrica de produção de alumínio denominada Redução, no Maranhão, gerando milhares de empregos e renda para o povo maranhense. A unidade terá capacidade de 447 mil toneladas anuais. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, participou nesta quinta-feira (28), em São Luís do Maranhão, da solenidade de reativação da fábrica de produção de alumínio da Alumar, representando o governador Carlos Brandão. No evento, também foram reunidas autoridades federais, dos governos municipais e estaduais, além de grandes executivos do setor privado. A fábrica, que também é chamada de Redução, estava em andamento para retomada de toda a sua capacidade de produção e contratou mais de 1 mil colaboradores diretos, além de ter gerado 1.500 empregos, que foram distribuídos, principalmente, para as comunidades vizinhas e de parcerias da Alumar com entidades.

Alumar investe R$ 957 e gera milhares de empregos no Maranhão

Alumar reinaugura fábrica de produção de alumínio em São Luís MA – Reprodução/Youtube

De acordo com Sebastião Madeira, secretário-chefe de Estado da Casa Civil, a reativação da fábrica da Alumar é muito importante, e o governador lhe confiou de agradecer essa ação da empresa produtora de alumínio e da Alcoa no Maranhão, porque são empregos, tributos e renda distribuída no estado, além de passar para o Brasil a imagem de dinamismo do Estado e que o Maranhão é um ótimo lugar para novos investimentos.

Artigos recomendados

Madeira ainda destaca que quase todos os dias chegam novos investimentos no estado, afirmando que o Maranhão é uma terra de ótimas oportunidades. Esse impacto significativo na geração de empregos e renda no estado é fruto dos investimentos de R$ 957 milhões na fábrica, que compõe, também, a estratégia da Alumar e suas consorciadas para expandir a produção, buscando novas chances no mercado mundial.

Fábrica da Alumar produzirá 447 mil toneladas por ano

A fábrica de alumínio da Alumar que gerou milhares de empregos, compreende 03 Linhas de Produção e um complexo operacional de 710 cubas. A estimativa de fabricação é grande e representa um volume de 447 mil toneladas métricas de alumínio anuais.

Na primeira fase, a fábrica deve produzir 828 toneladas de alumínio, com a energização de 68 cubas, o que equivale a 34% da capacidade de operação das 204 cubas que compõem a Linha 01. A capacidade total deve entrar em operação até março do próximo ano, utilizando tecnologias mais atuais de ponta e dentro dos padrões adequados mundialmente às novas políticas ambientais, com energia totalmente sustentável.

De acordo com o presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheira, a retomada da produção de alumínio no Maranhão, com energia limpa, coloca a unidade da Alumar em uma posição à frente de suas concorrentes, não apenas no mercado brasileiro mas também no internacional. 

Alumar cria programa de capacitação para gerar vagas de emprego para mulheres

De acordo com Helder Teixeira, o diretor da Alumar, a operação da fábrica é feita por 93% de mão de obra maranhense, sendo assim, quase todos os colaboradores são locais, aperfeiçoados e treinados para atuarem na indústria. Outro aspecto positivo do retorno das operações da unidade são os investimentos sociais.

Segundo Teixeira, ao longo desses anos, a empresa é reconhecida como uma empresa cidadã. Para a empresa, a responsabilidade social está acima de tudo e a prova disso é que a Alumar é parceira de várias instituições.

Durante o processo seletivo dos empregos da fábrica, a empresa desenvolveu alguns programas de fomento à formação de mulheres. De acordo com Walmer Rocha, gerente de operação da Redução, 50 mulheres foram contratadas e receberam capacitação para que pudessem atuar na fábrica.

Segundo Walmer, a força de trabalho atual da empresa conta com 20% de mulheres e a empresa sabe que no setor industrial, estes números ainda são modestos e por isso busca por parcerias para expandir esses números.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.