Conheça a turbina que aproveita a água dos rios para produzir energia limpa; equipamento é capaz de gerar tanta eletricidade quanto 12 painéis solares

Fábio Lucas
por
-
26-04-2022 00:54:47
em Energia Renovável
turbina energia limpa energia Créditos da imagem: Idenergie




Uma empresa do Canadá projetou um novo equipamento que pode mudar a forma que geramos energia em locais isolados. Uma turbina 100% a prova d’água pode gerar energia suficiente para manter ligados equipamentos do dia-a-dia

Como os países estão cada vez mais preocupados em se livrar dos combustíveis fósseis, empresas estão em uma corrida para aumentar as opções de geração de energia renovável e limpa no mercado. Pensando nisso, a Idenergie, empresa canadense do ramo de energia renovável, revelou ao público o seu novo projeto hidro cinético: uma turbina que é capaz de aproveitar a água corrente para gerar energia elétrica. 

Os países solares e turbinas de geração de energia eólica estão liderando o mercado de geração de energia limpa, porém, ambos os casos sofrem com limitações. A eólica depende muito da velocidade do vento, enquanto o painel solar é capaz de produzir energia somente durante o dia. Uma turbina colocada no fluxo da água é capaz de produzir energia dia e noite. 

”Além de converter a energia do rio em eletricidade, o conversor inteligente integrado inclui muitos
recursos adicionais, incluindo uma turbina de partida automática , otimização contínua de energia, recursos
de monitoramento remoto , freio de emergência e muito mais.”

Comunicado da empresa no seu site oficial

Vídeo de funcionamento prático do sistema

Fonte: Wisdom Land

Turbina da Idenergie possui impacto ambiental reduzido 

Um ponto que já foi muito criticado nas turbinas que aproveitavam a água era que esses equipamentos tinham um impacto elevado nos ecossistemas, prejudicando a natureza nos locais de instalação.

Porém, o novo projeto da Idenergie soluciona o problema. A empresa instalou o rotor do tipo Darrieus, que não traz nenhum impacto negativo nos ecossistemas. Além disso, o equipamento é feito de alumínio e de outros materiais nobres. Com isso, a turbina é a mais verde que se encontra no mercado atual. 

Fácil instalação e manutenção 

Outro ponto positivo da turbina é que várias podem ser instaladas no mesmo trecho de um rio, aumentando a capacidade de produção de energia para uma maior necessidade. A empresa envia a turbina desmontada, sendo montada somente no local. A instalação do equipamento é bem simplificada, precisando de apenas duas pessoas e algumas horas de trabalho para tudo ser concluído corretamente. 

energia limpa turbina rios
Homens instalando turbina fluvial. Créditos da imagem: Idenergie

A turbina fluvial foi construída com um novo e exclusivo gerador elétrico sem eixo que evita a entrada de água no gerador, tornando o equipamento a prova d’água, evitando dores de cabeça com manutenções no futuro.

Capacidade de produção de energia 

O gerador é capaz de produzir um total de 12 kWh de energia por dia. O equipamento pode ficar conectado a uma rede de baterias, sendo carregadas durante todo o dia. Mesmo tendo uma capacidade reduzida, uma única turbina pode produzir energia suficiente para manter equipamentos comuns, como geladeira e TV. 

Além disso, uma única turbina tem a capacidade de produzir energia gerada por até 12 painéis solares comuns. Além disso, o gerador canadense representa uma economia anual de 50% se comparado com os custos de manutenção de um gerador a gasolina. 

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.