1. Início
  2. Construção
  3. Obra em SP de R$ 134,7 milhões instala mais de 5 quilômetros de tubos, cria nova travessia subaquática e promete levar 500 litros de água por segundo, reforçando o abastecimento de mais de 450 mil pessoas
SP
Faça um comentário 4 min de leitura

Obra em SP de R$ 134,7 milhões instala mais de 5 quilômetros de tubos, cria nova travessia subaquática e promete levar 500 litros de água por segundo, reforçando o abastecimento de mais de 450 mil pessoas

Imagem de perfil do autor Fabio Lucas Carvalho
Escrito por Fabio Lucas Carvalho Publicado em 24/06/2026 às 13:15 Atualizado em 24/06/2026 às 13:18
Saiba mais sobre a travessia subaquática que irá melhorar o abastecimento de água tratada no Guarujá, beneficiando 450 mil pessoas.
Saiba mais sobre a travessia subaquática que irá melhorar o abastecimento de água tratada no Guarujá, beneficiando 450 mil pessoas.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Com conclusão prevista para o segundo semestre, a nova adutora partirá do reservatório do Saboó, em Santos, atravessará o canal portuário e chegará a Vicente de Carvalho. A estrutura não reduzirá o abastecimento de Santos e Cubatão e integra um conjunto de investimentos voltado à ampliação da produção, reservação e distribuição de água na Baixada Santista.

A travessia subaquática em construção sob o canal do Porto de Santos vai ampliar o envio de água tratada ao Guarujá para enfrentar dificuldades históricas de abastecimento. A obra recebe investimento de R$ 134,7 milhões e deverá beneficiar mais de 450 mil pessoas.

O projeto prevê a instalação de mais de cinco quilômetros de tubos. Desse total, 1,5 quilômetro será colocado sob o canal portuário, formando uma ligação capaz de transportar 500 litros de água tratada por segundo.

A conclusão está prevista para o segundo semestre. A estrutura reforçará o atendimento a Vicente de Carvalho, afetado pela falta de água durante períodos de estiagem e também nos meses de alta temporada, quando o consumo aumenta na região.

Travessia subaquática terá rota entre reservatórios

A água utilizada no sistema será produzida pela Estação de Tratamento de Água de Cubatão. Depois, seguirá pelos reservatórios da Sabesp até chegar ao reservatório do Saboó, em Santos.

A partir desse ponto, a nova adutora conduzirá a água sob o canal do Porto de Santos. O trajeto terminará no reservatório de Vicente de Carvalho, ampliando a capacidade de transporte de água tratada para o Guarujá.

Apesar da expansão, a obra não reduzirá o fornecimento destinado a Santos ou Cubatão. A ETA Cubatão, responsável pela produção, possui capacidade suficiente para atender os três municípios.

Será a segunda ligação subaquática sob o canal. A estrutura já existente conecta a Ponta da Praia, em Santos, à Vila Lígya, no Guarujá, e também consegue enviar até 500 litros de água por segundo à Ilha de Santo Amaro.

Investimentos incluem reservação e nova estação

A travessia subaquática integra um conjunto mais amplo de obras de saneamento na Baixada Santista. O pacote previsto para os próximos três anos soma R$ 8 bilhões, conforme a secretária Natália Resende.

Outro projeto em andamento é o Pulmão de Reservação de Água Potável do Sistema Mambu Branco. A estrutura terá capacidade total de 40 milhões de litros e foi planejada para reduzir impactos na produção durante episódios de chuvas intensas.

Também está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água Melvi. Com capacidade de 1.270 litros por segundo, a unidade deverá ampliar estruturalmente a produção de água tratada destinada à região a partir de 2027.

A obra faz parte do ciclo de investimentos da Sabesp após a desestatização. Em 2025, a companhia investiu R$ 15,2 bilhões em infraestrutura, montante 120% superior aos R$ 6,9 bilhões registrados no ano anterior.

A meta apresentada é antecipar para 2029 a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela empresa.

Cachorro-robô ajuda nas inspeções da obra

Durante os trabalhos, a Sabesp passou a utilizar o cachorro-robô DOM em inspeções de tubulações, galerias e ambientes confinados. O equipamento é controlado remotamente e reduz a necessidade de exposição dos trabalhadores a riscos operacionais.

O robô possui câmera de alta definição, iluminação própria e sensores capazes de detectar gases. As informações coletadas são transmitidas em tempo real para profissionais treinados, que acompanham as condições das estruturas e o andamento das intervenções.

Com autonomia de duas horas e baterias removíveis, o DOM pode ser utilizado tanto nas obras quanto no acompanhamento das redes operadas pela companhia.

A nova ligação combina ampliação da infraestrutura, aumento da capacidade de transporte e tecnologia de inspeção para enfrentar as oscilações do abastecimento no Guarujá.

Você mora na Baixada Santista ou já enfrentou falta de água no Guarujá durante a estiagem ou a alta temporada? Conte nos comentários como o problema afeta sua rotina e se acredita que a nova estrutura poderá melhorar o abastecimento nos bairros atingidos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x