Início Raízen, licenciada da marca Shell, inaugura em São Paulo a primeira estação para veículos elétricos capaz de completar uma recarga em 35 minutos

Raízen, licenciada da marca Shell, inaugura em São Paulo a primeira estação para veículos elétricos capaz de completar uma recarga em 35 minutos

14 de junho de 2022 às 11:44
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Raízen - Shell - carros elétricos - veículos elétricos - recarga-para-veículos-elétricos - SP - São Paulo
Raízen inaugura primeiro eletroposto Shell Recharge no Brasil, pode abastecer veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte renovável certificada (Foto: Raízen/Divulgação)

A Raízen, licenciada da marca Shell, inaugurou nesta semana um posto de recarga para veículos elétricos em São Paulo que utiliza energia sustentável. O objetivo é instalar 35 eletropostos até o ano de 2023.

A Raízen, empresa licenciada da marca Shell, inaugurou nesta segunda (13) a primeira estação de recarga elétrica Shell Recharge São Paulo, na Zona Norte da cidade. A estação conta com carregadores de 50 kW e 150 kW, e a Shell Recharge pode recarregar veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte sustentável e limpa. Além disso, a licenciada da marca Shell também prevê uma rede com 35 eletropostos do tipo até o final do ano-safra, que se encerra em março de 2023.

Posto de recarga para veículos elétricos da Raízen utiliza energia solar

Guia para carregadores EV: Como usar um carregador ultrarrápido Shell Recharge 175kW / Eletrizante

Atualmente, a licenciada da Shell disponibiliza energia renovável para mais de 500 postos Shell por geração distribuída e projeta uma redução de até 20% dos custos de energia, uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões por ano para os revendedores.

Artigos recomendados

A geração de energia é feita por painéis de energia solar fotovoltaica ou utilizando subprodutos da cana-de-açúcar, entre outras fontes.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Segundo a empresa, a energia elétrica distribuída é certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, que garante a origem limpa e os padrões de sustentabilidade energética.

Segundo o vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen, Frederico Saliba, a chegada da Shell Recharge em São Paulo deve impulsionar o desenvolvimento da aquisição de veículos elétricos no Brasil, ao atender a necessidade por eletropostos de recargas rápidas.

Shell, Raízen e Volkswagen fecham parceria

Os eletropostos para veículos elétricos em São Paulo compõem uma parceria entre a Raízen, a Shell e a Volkswagen do Brasil para fomentar a eletrificação no país. As empresas também buscam fomentar o uso de etanol como uma estratégia complementar entre veículos elétricos, flex e híbridos.

A parceria inclui iniciativas para a instalação de postos de recarga para os veículos elétricos da marca e fornecimento de energia sustentável para as indústrias e rede de concessionárias da Volkswagen no país. No caso do etanol, o objetivo da Shell é desenvolver novas fórmulas de etanol pela sua licenciada, e P&D para aprimorar a eficiência do biocombustível.

A montadora alemã também anunciou recentemente um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Biocombustíveis no país. O objetivo é pesquisar fronteiras do uso do etanol como uma forma de eletrificação via célula de combustível, com foco também na exportação.

Raízen investe na Tupinambá Energia

Em janeiro, a Raízen anunciou a participação na rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, empresa responsável por soluções de recarga para veículos elétricos. A startup foi desenvolvida em 2019 e opera infraestruturas de eletro-abastecimento de ponta a ponta, do aplicativo ao carro carregado. A rodada também recebeu investimentos da Plataforma Capital.

O aplicativo da Tupinambá conta com mais de mil pontos de recarga mapeados pelo Brasil para facilitar a localização, pelos usuários dos veículos elétricos, dos empreendimentos que disponibilizam esta categoria de serviço.

A Raízen informou, na época, que o investimento impulsionará o desenvolvimento da rede de recarga no país, além de disponibilizar outras soluções de mercado. Há também a possibilidade de converter o investimento em participação societária da empresa.

A parceria visa integrar o portfólio da Raízen em eletromobilidade, que inclui a distribuição de energia limpa e soluções de abastecimento elétrico para frotas de empresas, além da instalação de uma extensa rede de recarga rápida por meio do programa Shell Recharge, anunciado no final de 2021.

Relacionados
Mais recentes