Brasil terá 80 mil eletropostos movidos a energia solar para abastecimento de carros elétricos até 2030

Valdemar Medeiros
por
-
06-04-2021 11:27:08
em Logística e Transporte
caros elétricos - eletropostos - energia solar Eletropostos – Fonte: Reprodução Google/Foto: Ruan alvares

Até o ano de 2030 o mercado brasileiro precisará de uma media de 80 mil eletropostos para abastecimento de carros elétricos e a ideia é eletrificar com energia solar

Uma pesquisa do projeto Emotive prevê que o Brasil precisará de 80 mil eletropostos até 2030, a fim de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado de carros elétricos apostando também no uso de energia solar. Até lá, a expectativa é que a frota, de puros ou híbridos, atinja a marca de dois milhões de unidades em circulação.

Leia também

Até o ano de 2050 carros elétricos devem representar 9% da necessidade mundial de eletricidade. E em países, como o Reino Unido, os veículos elétricos podem representar até 24% da demanda total.

Potencial dos carros elétricos no Brasil

O projeto Emotive, por meio das pesquisas, entende que o mercado de veículos elétricos no Brasil tem um grande potencial de crescimento,capaz de formar uma cadeia importante de valor.

Com a expansão, a expectativa é que surjam novos empreendimentos além dos eletropostos movidos a energia solar, como mercado debaterias recarregáveis, seguros específicos, compartilhamento de veículos, entre outros.

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o estoque total de automóveis e utilitários leves elétricos e híbridos no Brasil chegará a pouco mais de 10 mil unidades em 2018.

As vendas de veículos elétricos e híbridos novos em 2018 devem ficar no mesmo patamar do ano passado – foram 3.296 unidades em 2017, segundo os dados de emplacamentos do Renavam.

Nova rede de eletropostos movidos a energia solar é lançada no Brasil

O projeto é fruto de um investimento de R$ 33 milhões e visa facilitar ainda mais a utilização de carros elétricos nas rodovias do Brasil. Além de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília receberão pontos de recarga.

O primeiro eletroposto já está pronto e em funcionamento, localizado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A região foi escolhida por se tratar de um ponto de passagem importante, de acordo com os idealizadores do projeto.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.