Até o ano de 2030 o mercado brasileiro precisará de uma media de 80 mil eletropostos para abastecimento de carros elétricos e a ideia é eletrificar com energia solar
Uma pesquisa do projeto Emotive prevê que o Brasil precisará de 80 mil eletropostos até 2030, a fim de acompanhar o ritmo de crescimento do mercado de carros elétricos apostando também no uso de energia solar. Até lá, a expectativa é que a frota, de puros ou híbridos, atinja a marca de dois milhões de unidades em circulação.
Leia também
Até o ano de 2050 carros elétricos devem representar 9% da necessidade mundial de eletricidade. E em países, como o Reino Unido, os veículos elétricos podem representar até 24% da demanda total.
Potencial dos carros elétricos no Brasil
O projeto Emotive, por meio das pesquisas, entende que o mercado de veículos elétricos no Brasil tem um grande potencial de crescimento,capaz de formar uma cadeia importante de valor.
- Plano ambicioso do governo quer ligar regiões do país com ferrovia de 2.4 MIL KM para revolucionar a logística brasileira
- AW169: o melhor helicóptero da polícia do Rio de Janeiro custa milhões, voa por 3 horas e salva vidas com tecnologia de ponta!
- Estado inova e anuncia que suas ferrovias serão fixadas no chão com SUPERCOLA
- Rodovias (BRs) terão pedágios que mudam de preço conforme o horário! Decisão segue o que é feito em outros países
Com a expansão, a expectativa é que surjam novos empreendimentos além dos eletropostos movidos a energia solar, como mercado debaterias recarregáveis, seguros específicos, compartilhamento de veículos, entre outros.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o estoque total de automóveis e utilitários leves elétricos e híbridos no Brasil chegará a pouco mais de 10 mil unidades em 2018.
As vendas de veículos elétricos e híbridos novos em 2018 devem ficar no mesmo patamar do ano passado – foram 3.296 unidades em 2017, segundo os dados de emplacamentos do Renavam.
Nova rede de eletropostos movidos a energia solar é lançada no Brasil
O projeto é fruto de um investimento de R$ 33 milhões e visa facilitar ainda mais a utilização de carros elétricos nas rodovias do Brasil. Além de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília receberão pontos de recarga.
O primeiro eletroposto já está pronto e em funcionamento, localizado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A região foi escolhida por se tratar de um ponto de passagem importante, de acordo com os idealizadores do projeto.