O contrato do fornecimento de gás natural da Raízen para a Yara é de cinco anos e o volume envolvido na transação é de 20 mil metros cúbicos diariamente
Na última segunda-feira (20/09), a Raízen anunciou sua primeira venda de longo prazo para gás natural renovável, ou biometano, com a Yara Brasil Fertilizantes, em um contrato de cinco anos. O volume envolvido na transação é de 20 mil metros cúbicos por dia, acrescentou a companhia que é controlada pela Cosan. Confira ainda esta notícia: New Fortress Energy fatura 15 anos de contrato para fornecer gás natural à refinaria Alunorte, no Pará, que pertence à norueguesa Norsk Hydro
- Grupo Açotubo planeja investir R$ 5 milhões em nova tecnologia de corte capaz de revolucionar setor siderúrgico
- Tesla pode produzir moto elétrica inspirada na picape Cybertruck
- Multinacional 3M abre dezenas de vagas de estágio home office para estudantes universitários
- Unifap abre 5,1 mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de idiomas, libras e empreendedorismo
- Após Embraer e Azul, Gol Linhas Aéreas pretende comprar 250 carros elétricos voadores
O fornecimento da Raízen para Yara
O fornecimento do gás natural (biometano) será efetuado por meio do portfólio da Raízen, utilizando os resíduos do processo de produção de etanol, vinhaça e torta de filtro, nos parques de bioenergia do grupo e o produto será utilizado pela Yara para a produção de hidrogênio e amônia verde em seus parques industriais.
Segundo a Raízen, essa operação no mercado livre de gás natural reforça o compromisso da empresa em disponibilizar para seus clientes produtos e soluções que permitam a redução das emissões de gases de efeito estufa através do aumento da eficiência e da circularidade de seus processos, sem necessidade de aumento de área plantada, apoiando a descarbonização da matriz energética global.
- Nada de soja ou cana! Maior produto exportado pelo Brasil é o Petróleo, para a alegria da Petrobras e outras empresas do setor
- Do pré-sal à maior reserva de gás: Petrobras descobre 6 trilhões de pés cúbicos de gás na Colômbia e lidera revolução energética global
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
Confira também: Petrobras e Gerdau assinam contrato para fornecimento de gás natural em Minas Gerais
A Petrobras e a Gerdau assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à unidade da Gerdau, localizada em Ouro Branco, no estado de Minas Gerais. O contrato assinado entre as empresas representa a primeira migração contratual de um cliente do mercado cativo para o mercado livre e um marco no processo de abertura do mercado de gás natural.
Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, diz que o acordo direto, entre a Petrobras e a Gerdau, materializa a orientação da Petrobras de ir ao encontro dos objetivos do consumidor, ofertando novos produtos e soluções comerciais aderentes às necessidades dos clientes, garantindo confiabilidade, competitividade, flexibilidade e satisfação para ambas as empresas.
Para a Petrobras o contrato com a Gerdau, faz parte da carteira de novos produtos lançados em 2021, que oferece aos seus clientes novas condições comerciais, possibilitando-lhes uma melhor gestão de seu portfólio de compras de gás natural. O contrato acordado representa a indexação de um mix de produtos, com vigência até 2025. O contrato confere à Gerdau segurança de suprimento e condições comerciais mais aderentes ao seu perfil de atuação, sendo que o início do fornecimento está previsto para ocorrer em 1º de janeiro de 2022 e após a celebração de contrato de serviço de distribuição entre a Gerdau e a respectiva Companhia Distribuidora Local, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural de Minas Gerais.