Produtora de açúcar e etanol, Raízen agregou 10 mil profissionais e 9 unidades que pertenciam a Biosev

Roberta Souza
por
-
20-04-2022 17:24:57
em Economia, Negócios e Política
Raízen, Biosev, etanol Foto: Reprodução Google Imagens/ LexLatin




A Biosev deixará de existir e será substituída pela Raízen, produtora de açúcar e etanol, com o término deste processo

A produtora de açúcar e etanol, Raízen, concluiu em abril o processo de integração da Biosev. A Raízen potencializou seus negócios com esse acordo de compra, fortalecendo e ampliando seu modelo de negócios, além de elevar o patamar do setor sucroenergético.

Estratégia da Raízen

De acordo com a Revista Exame, a Raízen, produtora de açúcar e etanol, teve um movimento estratégico ao combinar com os ativos da Biosev, conseguindo promover desta forma eficiência e sinergias operacionais, ampliando oportunidades nas biorrefinarias.

O maior empasse para a Raízen foi incorporar os 10 mil funcionários que atuavam em nove usinas da Biosev, em um período de tempo inferior a nove meses. As usinas da Biosev estavam localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As novas unidades possuem, em conjunto, cogeração de energia e capacidade de exportação de 1.316 GWh de energia elétrica. Após a integração da Biosev, a Raízen passou a ter 35 parques de bioenergia.

Francis Queen, vice-presidente executivo da Raízen, produtora de açúcar e etanol, declara que “A aquisição da Biosev consolidou a Raízen como uma companhia integrada de energia e parceira estratégica na oferta de soluções completas para seus clientes, prezando pela qualidade e sustentabilidade em toda sua cadeia de negócios”.

De acordo com Francis, as unidades provenientes da Biosev estão localizadas em lugres estratégicos, sendo assim, favorecem a expansão competitiva dos negócios da Raízen, produtora de açúcar e etanol.

De agora em diante, a Biosev deixa de existir e passa a exibir a identidade visual da Raízen. Queen afirma que os ativos de Biosev representam diversos ganhos de escala para a empresa. Com essa sinergia foi possível otimizar custos operacionais, de gestão e de capital em todos os processos da Raízen.

A Raízen criou um grupo de trabalho com cerca de 200 pessoas para que a integração fosse realizada nesse tempo. O grupo passou a atuar diretamente no processo de revisão de estruturas, dessa forma, foi possível aproveitar o melhor de cada empresa.

Nesse período, a Raízen realizou mais de 270 treinamentos focados em novos processos e sistemas. O time de operação da empresa dicou 8.000 horas de capacitação com a implementação de um novo programa de governança de permissão de serviços, permitindo assim a padronização de processos e, como consequência, reduziram os acidentes.

Queen informa que a empresa é fruto de uma joint venture entre a Shell e a Cosan. Dessa forma, fica claro que, pela própria expertise da produtora de etanol e açúcar, todo processo de integração foi bem estruturado. Assim, a empresa planejou um processo completo, com grandes desafios de comunicação para auxiliar nesta gestão de mudança.

A Raízen tem um plano de expansão potente, que valoriza fontes sustentáveis como forma de responder a uma possível necessidade global de mudanças efetivas no setor, com o intuito de conter os impactos gerados pelas mudanças climáticas. Esse esforço inclui o investimento em bioeletricidade, biocombustíveis e bioprodutos, destacando-se o etanol de segunda geração e o biogás.

Sobre a empresa

A Raízen é uma empresa integrada de energia. É referência global em bioenergia e protagonistas na transição de energia. A Raízen está entre os maiores grupos empresariais privados do Brasil, possuindo mais de 40 mil funcionários e 15 mil parceiros de negócios.

A empresa tem modelo único de atuação e está presente desde na produção e venda de energia renovável e açúcar a partir da cana-de-açúcar até em levar essa energia para vários lugares do mundo. A empresa distribui etanol e leva energia através dos Postos Shell.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos