1. Início
  2. Economia
  3. Pressão internacional cresce: Argentina se une a China e UE e bloqueia frango brasileiro após foco de gripe aviária no RS
RS
Faça um comentário 2 min de leitura

Pressão internacional cresce: Argentina se une a China e UE e bloqueia frango brasileiro após foco de gripe aviária no RS

Imagem de perfil do autor Romário Pereira de Carvalho
Escrito por Romário Pereira de Carvalho Publicado em 16/05/2025 às 23:12
Gripe aviária, Carne de Frango, Argentina
Imagem: Agência Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Após foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul, Argentina se junta à China e União Europeia e proíbe todas as importações de carne de frango do Brasil

A Argentina anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão imediata das importações de carne de frango e subprodutos de aves de todo o Brasil. A decisão foi tomada após a confirmação de um foco de gripe aviária no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O país se junta à China e à União Europeia, que já haviam adotado medidas semelhantes. O governo argentino informou que a restrição vai permanecer enquanto o Brasil não apresentar certificação de livre da doença.

A medida foi comunicada por autoridades sanitárias argentinas e também incluiu orientações ao setor produtivo local para reforçar os protocolos de biossegurança.

Cada país tem regras específicas sobre como lidar com surtos de gripe aviária em nações exportadoras. No caso da Argentina, da China e da União Europeia, a suspensão das compras vale para todo o território brasileiro.

Isso significa que, mesmo com o foco isolado no sul do país, as restrições atingem produtores de outras regiões.

Outros parceiros comerciais do Brasil, como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, seguem uma política diferente.

Esses países mantêm acordos com o Brasil que preveem a regionalização das restrições. Dessa forma, devem suspender somente a compra de carne de frango oriunda do Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, entre janeiro e abril deste ano, o Brasil exportou US$ 3,7 bilhões em carnes de aves e miúdos. Os principais destinos incluem a China, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

A suspensão anunciada pela Argentina representa mais um desafio para o setor avícola brasileiro, que lidera as exportações globais do produto.

Com informações de O Globo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x