Pré-Sal – Siemens Energy fecha contrato para fornecer equipamentos elétricos em projeto no campo de Bacalhau, na Bacia de Santos

Siemens Energy – pré-sal – Bacia de Santos Siemens Energy/ Fonte: Petronotícias

A Siemens Energy foi contratada pela OneSubsea para fornecer equipamentos para projeto no pré-sal, na Bacia de Santos

A OneSubsea fechou contrato com a Siemens Energy para fornecimento de pacote pronto de equipamentos para uso no campo de Bacalhau, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. Pelo contrato, a Siemens fornecerá sensores de pressão e temperatura para o sistema de produção submarino do campo operado por Equinor. O acordo é o pacote turnkey, um tipo de contrato em que apenas um fornecedor é contratado para realizar o trabalho do início ao fim. Veja ainda: Construção naval: Petrobras fecha contrato com a Keppel para a construção do FPSO P-78, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

Projeto fornecido pela Siemens Energy para o pré-sal, na Bacia de Santos

A Siemens Energy irá realizar o fornecimento de sensores de pressão e temperatura para o sistema de produção submarino do campo no pré-sal da Bacia de Santos. Ao fornecer dados de monitoramento para o sistema de produção no pré-sal, os sensores ajudam os operadores a tomar decisões informadas e garantir uma produção segura e eficiente.

O contrato entre a Siemens Energy e a OneSubsea inclui, ainda, equipamentos de distribuição elétrica compreendendo cabos suspensos, terminações umbilicais, conectores para módulos submarinos e conjuntos de chicotes de pernas múltiplas. Além disso, a Siemens Energy fornecerá acionamento de frequência variável (VFD) para a embarcação de flutuação, produção, armazenamento e descarregamento (FPSO) no campo localizado na Bacia de Santos.

O acordo com a OneSubsea sobre o fornecimento de equipamentos

Jennifer Hooper, vice-presidente sênior de soluções da área de Industrial Applications da Siemens Energy, diz que o fornecimento de equipamentos de distribuição elétrica e instrumentação como parte do pacote completo turnkey, reduzirá o número de fornecedores necessários para o sistema de produção subsea. Hooper ainda disse que isso reduzirá, significativamente, os riscos de interface e a complexidade geral do projeto para a OneSubsea.

O equipamento que a Siemens Energy irá fornecer ao campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos. Fonte: Siemens Energy

Projetos operados no campo de Bacalheu, no pré-sal, na Bacia de Santos

A Siemens Energy informou que a instalação e o comissionamento dos equipamentos serão realizados em 2022 e 2024. A OneSubsea faz parte da Subsea Integration Alliance, que também inclui Subsea7.

A aliança recebeu, recentemente, um contrato submarino, para umbilical, risers e flowlines (SURF) da Equinor, para o projeto de desenvolvimento do campo. Com uma participação de 40%, a Equinor é a operadora do campo do Bacalhau, na bacia de Santos. Outros parceiros de campo incluem ExxonMobil, Petrogal Brasil e Pré-sal Petróleo.

O desenvolvimento do campo, em que a Siemens Energy irá fornecer os equipamentos, irá incluir 19 poços submarinos vinculados a um FPSO, que terá uma capacidade de produção de 220.000 barris por dia e dois milhões de barris de armazenamento.

Veja também: Siemens Energy desenvolve transformador para atender o mercado brasileiro de infraestrutura, indústria, portos, aeroportos e energia solar

A multinacional Siemens Energy apresenta o novo transformador a seco GEAFOL LITE. O equipamento foi desenvolvido exclusivamente para atender o mercado brasileiro de infraestrutura – como data center, shoppings, portos e aeroportos, todos os segmentos da indústria, e também o mercado solar, que tem uma grande importância na transição da matriz energética brasileira.

O GEAFOL LITE leva a tecnologia de encapsulamento a vácuo exclusiva da Siemens Energy e garante a isenção de descargas parciais, um diferencial de mercado. De acordo com Vagner Lucca, Gerente de Operações de Transformadores de Distribuição da Siemens Energy no Brasil, o novo transformador disponível ao mercado reforça o pioneirismo da companhia em soluções energéticas.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos