Menu
Início Construção naval: Petrobras fecha contrato com a Keppel para a construção do FPSO P-78, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

Construção naval: Petrobras fecha contrato com a Keppel para a construção do FPSO P-78, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

10 de maio de 2021 às 12:03
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Petrobras - construção naval - FPSO P-78 - pré-sal
Petrobras fecha contrato com a Keppel para construção de FPSO P-78/ Fonte: Reprodução

A Petrobras fechou contrato com a Keppel, de Cingapura, na construção naval da plataforma FPSO P-78 no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras divulgou hoje (10/05) que assinou contrato com a Keppel Shipyard Limited, de Cingapura, para a construção da plataforma FPSO P-78, que ficará no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A estatal informou em nota que o FPSO P-78 poderá começar sua produção em 2024, e o contrato com a Keppel ainda prevê atendimento a um conteúdo local correspondente a 25%, com serviços que serão prestados no Brasil, por meio de parcerias com empresas nacionais ou terceirizadas da construção naval.

O FPSO P-78 da Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos

A Petrobras disse nesta segunda-feira, em comunicado ao mercado, que espera que a plataforma do tipo FPSO (capaz de armazenar e transferir petróleo) entre em operação até em 2024. Além disso, a estatal acrescentou que o FPSO P-78 terá capacidade diária de processamento de 180 mil barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

O projeto do FPSO P-78 deverá ter 13 poços interligados, sendo 6 poços de produção e 7 poços de injeção, no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. A Petrobras listou a exploração de Búzios como uma de suas prioridades, enfatizando que o local é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo e um ativo de classe mundial com grandes reservas, baixo risco e baixos custos de mineração. Atualmente, o campo de Búzios, no pré-sal, possui quatro unidades em operação, responsáveis ​​por mais de 20% da produção total da Petrobras.

Contrato com a Keppel terá serviços executados pela construção naval brasileira

O contrato fechado entre a Petrobras e a Keppel para a construção do FPSO P-78, no pré-sal, será no modelo EPC (engenharia, suprimento e construção) e prevê 25% de conteúdo local, com serviços a serem executados no Brasil, por meio de parceria ou subcontratação de empresas da construção naval brasileira. O índice de conteúdo local (construção naval nacional) é requisito previsto em edital e compromissado com a ANP para o excedente de Cessão Onerosa do campo de Búzios no pré-sal.

Esta é a segunda unidade a firmar contrato de produção em Búzios após licitação do valor remanescente da cessão de direitos. Em fevereiro, a Petrobras anunciou um contrato direto com a SBM Offshore para arrendar o FPSO Almirante Tamandaré, que será a maior plataforma de produção de petróleo e gás da história do país, com capacidade para 225 mil barris de óleo por barril e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Construção naval brasileira – Estaleiro Brasfels irá realizar obras no FPSO da Teekay

O estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, aguarda o FPSO Piranema Spirit, que pertence ao consórcio Altera Infraestrutura (anteriormente conhecido como Teekay Offshore). A plataforma irá para o estaleiro de construção naval para obras de modificação e, em seguida, assinará contrato com a Altera e a Karoon, da Austrália, para a produção do campo de petróleo de Neon, na Bacia de Santos.

A Petrobras desmobilizou o FPSO Piranema Spirit, instalado em Sergipe, no campo de Piranema. A estatal brasileira notificou a Altera Infrastructure da data de 2020, de acordo com o procedimento do contrato que exige um aviso prévio de dez meses.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar