Portos do MS impulsionam economia da região com índice acima de 57,83% nas exportações

Valdemar Medeiros
por
-
13-01-2021 12:00:09
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
portos - Exportações - MS Porto de Mourunho

Com destaque dentre os portos para o porto de Mourinho – MS registou um numero elevado nas exportações de 2020

O crescimento das exportações nos portos de Mato Grosso do Sul  – MS de janeiro ao final de dezembro de 2020 elevou em 29,37% o superávit da balança comercial na comparação com o mesmo período do ano passado.

Leia também

Produtos que lideram as exportações dos portos do MS

Produtos como a soja (+ US $ 500 milhões), óleos e gorduras vegetais (+ US $ 220 milhões), açúcar (+ US $ 240 milhões) e carne de aves (+ US $ 25 milhões) contribuíram para esse superávit. 

Em relação à soja, o MS vendeu 1,5 milhão de toneladas a mais em 2020, em comparação com o volume exportado do produto em 2019.   E mais que dobrou o volume exportado de óleo e gordura vegetal e animal no mesmo período: de 442 mil toneladas para 1.029 milhões de toneladas.

O principal produto das exportações dos portos do  Mato Grosso do Sul  – MS continua sendo a celulose, tanto em volume quanto em valor. Aumentou o volume exportado (de 4.232 milhões / ton em 2019 para 5.538 milhões / ton em 2020), embora devido à variação para menor no preço da commodity, o valor apurado no ano passado (US $ 1.667 bilhão) tenha ficado menor que o de 2019 (US $ 1.980 bilhão). 

“Uma das coisas que permitiu ao Governo do Estado do MS sustentar a arrecadação dos portos e exportações foi a dinâmica do setor exportador, tanto que crescemos em relação ao ano passado, com um ótimo desempenho da soja, com a retomada do açúcar, que é um produto que se recuperou. A carne bovina tem se mantido e o setor de aves, com crescimento de 18,59%, esse conjunto fez com que a dinâmica do agro nesse primeiro semestre fosse sustentada”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.