Porto do Açu anuncia empreendimento com Cubo Itaú para focar em inovação e digitalização na logística das operações portuárias

Ruth Rodrigues
por
-
21-04-2022 12:25:33
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Adesão do Porto do Açu ao Cubo Itaú é o primeiro empreendimento portuário focado em inovação e digitalização com o hub e, com isso, o complexo poderá focar em novas soluções para tornar a logística das operações ainda mais eficientes Porto do Açu entra para Cubo Itaú e visa trazer mais inovação para o complexo. Fonte: Divulgação




Adesão do Porto do Açu ao Cubo Itaú é o primeiro empreendimento portuário focado em inovação e digitalização com o hub e, com isso, o complexo poderá focar em novas soluções para tornar a logística das operações ainda mais eficientes

Durante a última terça-feira, (19/04), o complexo portuário Porto do Açu anunciou o seu novo empreendimento com o hub tecnológico Cubo Itaú. Agora, o porto se torna o primeiro a aderir ao negócio e afirmou que irá focar na inovação e digitalização para uma logística de operações ainda mais eficiente e lucrativa ao longo dos próximos anos em parceria com a o hub de tecnologia.

Porto do Açu se torna primeiro empreendimento portuário a aderir ao Cubo Itaú e desenvolver novas soluções de digitalização e inovação nas atividades de movimentação de cargas

O Cubo Itaú é o mais relevante hub de empreendimento tecnológico de toda a América Latina e conta com empresas de diversos segmentos que procuram soluções de inovação nos seus setores. Agora, o Porto do Açu se tornou o primeiro complexo portuário a aderir ao hub tecnológico e, com isso, poderá ter novas possibilidades de tornar ainda maior a digitalização dos seus processos de logística nas operações de transporte e armazenamento de cargas ao longo de 2022. 

Além disso, a parceria das companhias também tem como objetivo principal estimular a cultura de inovação na comunidade no entorno do empreendimento portuário localizado no estado do Rio de Janeiro. Dessa forma, o Porto do Açu pretende atingir um crescimento exponencial do porto com eficiência, transparência, previsibilidade, segurança e proteção ao meio ambiente, tornando-se cada vez mais moderno e aderindo à digitalização na sua cadeia logística de exportação e importação de cargas. 

A adesão do Porto do Açu ao hub de inovação tecnológica Cubo Itaú também contou com a criação de um roadmap de iniciativas com apoio de consultores especializados e com benchmark com os maiores portos globais, como Antuérpia, na Bélgica. Assim, o porto pretende investir na modernização e digitalização da sua infraestrutura e na otimização das suas operações, além de ter em mente um projeto de capacitação tecnológica voltada para os colaboradores que atuam no complexo, com o objetivo de garantir um conhecimento maior sobre as soluções de inovação que serão adotadas para as operações de transporte e armazenagem de cargas. 

Adesão do Porto do Açu ao Cubo Itaú permitirá que o local se torne um espaço de inovação, digitalização e aprendizado tecnológico ao longo dos próximos anos

O Cubo Itaú pretende, em parceria com o Porto do Açu, tornar o complexo portuário ainda mais eficiente em suas operações ao longo dos próximos anos, por meio do desenvolvimento de um espaço adequado para o desenvolvimento e a aplicação de soluções de inovação e digitalização na logística das operações. Assim, será criado uma comissão especializada em projetos nesse segmento, para que o porto possa discutir as melhores estratégias de crescimento com segurança operacional e ambiental. 

Além disso, José Firmo, CEO do Porto do Açu, comentou que esse é somente mais um passo dado para a modernização do local: “O Açu é referência de inovação portuária no Brasil, investindo em tecnologias e atuando como plataforma para o setor. A adesão ao Cubo Itaú fortalecerá nossa conexão com startups e agentes de tecnologia para seguirmos consolidando a posição do Açu como um dos principais polos de desenvolvimento do país. Iremos alavancar a integração digital do porto, o que agregará valor às soluções logísticas e portuárias, gerando ainda mais eficiência e competitividade para nossos clientes e parceiros”.

O Porto do Açu é referência em inovação e adesão à tecnologia na logística das operações, sendo o primeiro porto no Brasil a estabelecer um Centro de Serviço de Tráfego VTS homologado pela Marinha e, agora, pretende expandir ainda mais essa característica com o novo empreendimento.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.