A empresa Ford planeja cortar até 3.200 funcionários do seu quadro de trabalhadores na Europa e fazer a transferência de parte do trabalho em desenvolvimento de produtos para os Estados Unidos, afirma a central de sindical alemã IG Metall nesta segunda-feira (23).
Um aumento de custo para as produções de baterias e perspectivas da desaceleração da economia nos Estados Unidos e Europa estão sendo colocados pressão sobre montadoras de veículos.
Sobretudo, a guerra de preços nos veículos elétricos lançados pela Tesla que ocorreu esse mês, intensificou o quadro, dizem analistas.
A empresa de veículos Ford está com um planejamento de demissão de mais de 2.500 funcionários em desenvolvimento de produto e cerca de até 700 postos administrativos, com uma localização da empresa na Alemanha, sendo a mais afetada, afirmou o IG Metall.
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O representante da Ford na Alemanha não se pronunciou sobre o assunto.
A Ford emprega mais de 45 mil pessoas na Europa e está em planejamento de sete novos veículos elétricos para a região, sendo uma fábrica de montagens de baterias na Alemanha e uma de células ne níquel na Turquia.
No entanto, a margem de lucros antes mesmo de impostos da Ford na Europa foram de cerca de 2,2% das vendas nos nove primeiros meses de 2022, o que fez com que caísse os níveis obtidos até menos do que o da América do Norte.
“Não vamos evitar de usar medidas que possam impactar seriamente a companhia, não apenas na Alemanha mas em toda a Europa”, afirmou o IG Metall.
Alguns trabalhadores da fábrica da montadora americana em Colônia, que emprega cerca de mais de 14 ml pessoas – incluindo 3,8 mil trabalhando na parte do centro de desenvolvimento no bairro de Merkenich – foram informados sobre os planos da empresa em reuniões do conselho de trabalhadores nesta segunda-feira (23).
A empresa Ford se recusou a comentar, se referindo ao comunicado na sexta-feira no qual disse que a mudança das produções de veículos elétricos exigiam mudanças estruturais, mas que não diria mais até que fossem finalizados todos os planos.
Ford anunciou no ano passado um investimento de US$ 2 bilhões na expansão da produção em sua fábrica de Colônia – nos dias atuais ela produz o Ford Fiesta, além de motores e transmissões – para a fabricação de modelos totalmente elétricos para o mercado de massa.
A empresa está planejando em torno de sete novos modelos elétricos na Europa, um local para a montagem de baterias na Alemanha e uma joint venture de fabricação de células de níquel na Turquia e como uma grande parte de veículos elétricos (EV) no continente.
A Ford na Europa produz, vende e presta serviços aos veículos da marca da Ford em 50 mercados, empregando mais de 45 mil pessoas em sua própria instalação e joint ventures consolidadas, de acordo com o site.
“Se as negociações entre o conselho de trabalhadores e a direção nas próximas semanas não garantirem o futuro dos trabalhadores, vamos aderir ao processo. Não vamos nos abster de medidas que possam impactar seriamente a empresa não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa”, finalizou o IG Metall.